Presidente Lisieux Borges apresenta novo Portal da Câmara na internet, mais moderno e voltado à transparência dos atos do Legislativo

por geovana — publicado 01/07/2016 16h20, última modificação 06/07/2016 16h22

O presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Lisieux José Borges (PT), apresentou na tarde de quinta-feira (30) o novo Portal do Legislativo na internet. Segundo ele, além de facilitar o acesso às informações contidas no Portal da Transparência, disponibiliza os dados em nova plataforma, a Interlegis, mais moderna, funcional e didática. O novo portal do Legislativo se insere no contexto da posição de Anápolis como a cidade mais transparente em Goiás e a quinta no Brasil, segundo dados recentemente publicados pelo Ministério Público Federal. “A população e a imprensa terão livre acesso a tudo o que ocorre no Legislativo, e com certeza os próprios vereadores terão mais dados sobre seus trabalhos na Casa, pois cada um alimentará sua página, e a comunidade terá mais informações acerca do trabalho parlamentar”, acrescentou o presidente.
O evento foi realizado no Plenário Teotônio Vilela e contou com a participação do vice-presidente da Casa, Amilton Filho (SD), além dos vereadores Paulo de Lima (PDT), Vespa (PSDB), Wederson Lopes (PSC) e Professora Geli (PT). Também estiveram presentes diretores de departamento e assessores de gabinete de vereadores. O site da Câmara Municipal de Anápolis foi totalmente reformulado e está cheio de novidades. Além de mais moderno e mais dinâmico, as informações e acessos foram organizados para facilitar o acesso. O objetivo da revitalização foi tornar o site mais atraente e fácil de navegar, com conteúdo cada vez mais relevantes sobre o Legislativo anapolino.
A apresentação foi aberta pelo diretor de Comunicação da Câmara, jornalista Orisvaldo Pires, que evidenciou o compromisso do Poder Legislativo em facilitar o acesso das pessoas ao Portal da Transparência e às informações de forma geral relacionadas aos atos dos vereadores. Segundo ele, fica mais didática e dinâmica a interação entre os veículos e profissionais de comunicação com as notícias do Poder Legialativo. Em seguida, o presidente Lisieux Borges disse que a Câmara, anteriormente, já contava com um portal, mas em condições aquém do necessário, e lembrou que, desde o primeiro dia de sua gestão à frente da Mesa Diretora, constituiu um grupo formado por técnicos e diretores da Casa para imediatamente iniciar o processo de modernização do sistema.
Lisieux Borges lembrou que o sistema implementado na Câmara de Anápolis é o mesmo utilizado no Congresso Nacional. Segundo ele, as pessoas podem buscar todas as informações sobre as atividades de seu vereador e ter acesso aos dados burocráticos, além de acompanhar detalhes sobre licitações, projetos, contratos, entre outros. O gestor de Informática da Câmara, Alex Fernando Rodrigues, fez a apresentação dinâmica do novo Portal, com apoio de um projetor de imagens, com detalhes sobre suas funcionalidades. Segundo ele, o novo Portal oferece segurança aos dados legislativos, permite que a tramitação de projetos seja feita de forma eletrônica e dá mais transparência às ações do Legislativo.
Alex Fernando Rodrigues ressaltou que o sistema utilizado é o mesmo empregado nas principais agências governamentais brasileiras, incluindo o Governo Federal, Polícia Federal, Tribunais Regionais Eleitorais, Justiça Eleitoral, Procuradoria Geral da República, DNIT, além de várias agências internacionais. “É uma estrutura mais enxuta, robusta, rápida e acessível, que preza a segurança do sistema”, contou. As pessoas podem consultar o site através do celular e tablet, com uma versão mais rápida, e do próprio computador. Todos os documentos, projetos de lei e dados da Câmara Municipal estão sendo digitalizados, e estarão disponíveis no novo site, através do acervo digital do Centro de Documentação (Cedoc).
O Diretor de Comunicação da Câmara, Orisvaldo Pires, ressaltou a preocupação do presidente Lisieux Borges e da Mesa Diretora em ampliar os mecanismos de transparência dos atos do Legislativo. “O presidente Lisieux José Borges, no comando da Mesa Diretora, com o apoio dos vereadores, reconhece a importância da Comunicação, e determinou que pudéssemos trabalhar com plataformas novas, buscando novas tecnologias e novas ideias, que culminaram com esse projeto que está sendo lançado. A Câmara Municipal se integra agora no sistema mais moderno da atualidade, e o ponto positivo é a facilidade e a forma didática que as pessoas terão para acessar informações, não apenas porque a legislação exige, mas porque devemos essas informações para toda a população”, ressaltou. O presidente, Lisieux Borges, incentivou também a interação entre população e Câmara Municipal. “O novo sistema facilita todas as pesquisas, pois tudo estará acessível. A população também pode opinar e interagir conosco”, concluiu o presidente.

registrado em:
Ivane Pereira Oliveira Gomes
Ivane Pereira Oliveira Gomes disse:
22/07/2016 21h18
É muito bom que vocês estão acompanhando as nova tecnologias porque o povo gosta do que é novo ou seja do que é moderno.
Comentários foram desativados.