Câmara Municipal comemora Dia do Estagiário e os 10 anos do Cepedoc

por marcos — publicado 15/08/2019 15h04, última modificação 15/08/2019 15h04
Câmara Municipal comemora Dia do Estagiário e os 10 anos do Cepedoc

Vereadores e homenageados na sessão solene (Foto: Ismael Vieira)

Uma sessão solene realizada nesta quinta-feira (15.ago), no plenário Teotônio Vilela, celebrou o Dia do Estagiário, por iniciativa do presidente da Casa, Leandro Ribeiro (PTB), com a presença dos jovens que cumprem essa função na Câmara Municipal.

Também foi prestada uma homenagem aos 10 anos do Centro de Pesquisa e Documentação (Cepedoc) do Legislativo anapolino, criado para digitalizar todos os documentos antigos da Casa, catalogando e preservando-os, além de arquivar as novas leis para pesquisas atuais e futuras.

O programa de estágio da Câmara funciona em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). São universitários que trabalham 4 horas por dia, com remuneração, cumprindo todas as prerrogativas da legislação federal que regulamenta a atividade.

O presidente Leandro disse que se sentia feliz em homenagear os estagiários, “espelhos da Câmara”, em referência ao fato de parte dos jovens que estão no programa do Legislativo ser cedida para atuar nas delegacias de Polícia Civil e no Fórum de Anápolis.

Leandro contou sua trajetória, de estudante de escola pública que fez faculdade às duras penas e que hoje tem mandato eletivo, comanda a Câmara e já foi secretário de Estado, além de empresário na cidade. “Não fujam da luta, não desistam”, frisou o presidente.

O vereador Domingos Paula (PV) ressaltou que o estágio oferecido pela Câmara é uma oportunidade de os jovens conhecerem novas realidades, despertando assim para uma área que eles possam querer seguir no futuro.

O vereador Jean Carlos (PTB) elogiou o presidente Leandro pela importância dada ao programa. “Quantos passaram por aqui e tiveram sucesso, logrando êxito em concursos e virando advogado, engenheiros e outras áreas”, completou.

A vereadora Thaís Souza (PSL) também falou da importância do estágio para quem ainda está estudando, a primeira porta de entrada para o mercado de trabalho. “Que vocês se tornem pessoas capacitadas para as profissões que escolheram”.

O coordenador de estágios da Câmara Municipal e responsável pelo Cepedoc, Diogo Jansen, ressaltou a importância dos jovens para o funcionamento da Casa. Ele também contou um pouco da história do Centro de Documentação.

“Em 2009 nós subimos em um caminhão, eu, o senhor Adair [Ribeiro da Silva] e mais três estagiários para buscar os documentos da Câmara que estavam em um sala no Estádio Jonas Duarte”, contou Diogo.

O coordenador agradeceu ao presidente Leandro, pela importância que sua gestão vem dando ao Cepedoc. “O senhor me chamou um dia após a eleição da Mesa Diretora e me ofereceu estrutura para preservarmos a memória do Legislativo”.

Diogo é autor do livro ‘A história das escolas em Anápolis no século XX’, a ser lançado em breve. Grande parte dos documentos que serviu de suporte para o texto é do Cepedoc da Câmara.

A delegada Gênia Maria Etherna agradeceu à Câmara Municipal por ceder estagiários para a Polícia Civil. “Agradeço de coração a todos vocês. Obrigada pela atenção, pela disponibilidade do Diogo, ouvindo nossos pedidos e nos auxiliando. Obrigado a todos os vereadores, que nos tem atendido”. Ela foi uma das homenageadas na sessão solene.

O estudante de Direito Matheus Medeiros participou do programa de estágio da Câmara em 2017. Em 2018 ele foi convidado pela vereadora Thaís a assumir função em seu gabinete, permanecendo desde então no cargo.

“Sou muito grato pela oportunidade do estágio. Ele abre as portas para a gente aprender a trabalhar com responsabilidade e compromisso”, disse Matheus, ao discursar em nome dos homenageados. Segundo ele, essa etapa de sua trajetória o fez escolher qual a área que irá atuar. “Tenho certeza que quero trabalhar com o poder público. Espero algum dia ser político”, finalizou.

Também participaram da solenidade os vereadores Deusmar Japão (PSL), Fernando Paiva (PODE) e Pedro Mariano (PRP). Compareceram ainda, e foram homenageadas, as delegadas Marisleide Santos e Cynthia Christyane Alves Costa.

O diretor do Museu Histórico e da Estação Ferroviária, Jairo Alves Leite, também recebeu certificado de honra ao mérito do Legislativo, bem como Cláudio Montana Dutra de Oliveira, Ítalo Roriz Policena, Matheus de Medeiros Trajano, Moseley Lino Alencar, Rafael Cândido Rodrigues e Adair Ribeiro da Silva.