Câmara Municipal aprova tombamento do Morro da Capuava como patrimônio histórico de Anápolis

por marcos — publicado 21/11/2016 10h55, última modificação 21/11/2016 11h01
Câmara Municipal aprova tombamento do Morro da Capuava como patrimônio histórico de Anápolis

Câmara Municipal aprova tombamento do Morro da Capuava como patrimônio histórico de Anápolis

A Câmara Municipal de Anápolis aprovou, na sessão ordinária de segunda-feira (21.nov.16), em 1º turno de votação, projeto de lei de autoria do vereador Wederson Lopes (PSC) que determina o tombamento do Morro da Capuava, considerando-o como patrimônio histórico municipal.

Segundo o projeto, todo o espaço do Morro da Capuava e seus componentes ficam protegidos de forma especial, sendo proibidas a alienação, destruição, demolição ou mutilação em todo o seu território.

Em seu artigo 3º, a propositura determina que fica o chefe do Poder Executivo autorizado a promover, em órgão próprio, o registro e a fiscalização deste tombamento de bem de interesse do patrimônio histórico do município.

Ao defender seu projeto, o vereador Wederson disse que além de um local para atividades religiosas, o Morro da Capuava tem importância histórica, já que foi local da passagem da Coluna Prestes, na década de 1920.

Wederson Lopes salientou que seu objetivo é defender o local, que já tinha sido tombado em 1997, mas teve o decreto revogado em prol de “especulação imobiliária”. O vereador agradeceu o prefeito João Gomes (PT), que segundo ele promoveu melhorias na infraestrutura do local, para melhor atender os frequentadores.

Ao defender o projeto, o vereador Pastor Wilmar Silvestre (PSC) frisou que o tombamento já deveria ter ocorrido há muitos anos. “Mas isso só ocorre agora, através da sensibilidade do pastor Wederson, de criar esse projeto. Lembro que em congressos religiosos, sobretudo no período do Carnaval, muita gente visita o Morro da Capuava”.

A vereadora Professora Geli Sanches (PT) também parabenizou o projeto, que segundo ela foi conduzido pelo autor com muita tranquilidade, desde 2014. “O vereador Wederson aguardou a obra de revitalização para que o projeto pudesse ser votado. Quero lembrar que um dos meus primeiros requerimentos, quando cheguei à Câmara, foi pedindo a revitalização do morro. Quem procura ali é quem tem fé”, comentou.

Três outros vereadores usaram a palavra para tecer elogios ao projeto de lei: Eber Mamede (PT), Mauro Severiano (PSDB) e Sargento Pereira Júnior (PSL).

Veja o projeto de lei clicando aqui.

registrado em: