Câmara inaugura Espaço dos Vereadores Constituintes em evento que comemorou o Dia do Vereador
A Câmara de Anápolis realizou uma solenidade, na noite de sexta-feira (29.out), para inauguração do Espaço dos Vereadores Constituintes e celebração do Dia do Vereador. Legisladores atuais e do passado se reuniram em um evento proposto pelo presidente Domingos Paula (PV) para homenagear aqueles que contribuem para o desenvolvimento da cidade.
Dois ex-vereadores que acabaram sendo eleitos prefeitos, Pedro Sahium e Antônio Gomide (PT), também receberam homenagens das mãos do presidente da Câmara de Anápolis. Diversos ex-presidentes compareceram, entre eles Achiles Mendes, José Caixeta, Luiz Lacerda, Gérson Sant’Anna Fallacci, Leandro Ribeiro (PP) e Lisieux José Borges (PT) – esses dois últimos com mandato na legislatura atual.
Os vereadores constituintes são da 11ª Legislatura, com mandato entre 1989 e 1992. Em 1985, após decreto do então presidente da República José Sarney, Anápolis teve restabelecida as eleições diretas para a escolha de prefeito. Adhemar Santillo foi escolhido pela população para um mandato que durou até 1988. Na Câmara, os vereadores eleitos em 1982 tiveram seus mandatos prorrogados até 1988.
A votação de 15 de novembro de 1988 elegeu Anapolino de Faria para prefeito e 17 vereadores que tinham a missão de construir uma nova Loma, em consonância com a democracia que havia retornado ao país e com uma Constituição Federal promulgada naquele ano.
A Loma, que é uma constituição municipal, foi fruto do trabalho dos vereadores Achiles Mendes, Clodoveu Reis, Dário Alvino Sardinha Lisboa, Fernão Ivan, Geraldo Espíndola, Guido Mohn, Jandir Pereira Jardim, João Batista Canedo, José Borges, José Escobar Cavalcante, José Sidney Filho, Marlene Barbaresco, Martiniano Evangelista, Orlando Cândido de Oliveira, Valter Gonçalves de Carvalho, Vespasiano Batista Neto e Walmir Bastos.
Única mulher constituinte da Câmara de Anápolis, Marlene Barbaresco vive hoje em Brasília. Ela tem Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que causou paralisia em várias partes do seu corpo, por isso não está andando e nem falando. No entanto, o cognitivo está totalmente preservado.
Através de sua filha, Liana, Marlene enviou uma mensagem para ser lida durante a solenidade de inauguração do Espaço dos Vereadores Constituintes.
“Inicialmente quero parabenizar essa Câmara de Vereadores pela excelente iniciativa. É com imensa gratidão que recebo esta homenagem como um dos vereadores constituintes na escrita da Lei Orgânica do Município e como uma das primeiras mulheres vereadoras do nosso município de Anápolis”, diz Marlene no texto.
“Este reconhecimento também é um tributo a todas as mulheres que quebraram barreiras e lutaram incansavelmente por igualdade e Justiça. Acredito profundamente no poder da representação feminina na política e no impacto positivo que podemos gerar em nossas comunidades. Este prêmio é um lembrete de que juntas, podemos conquistar grandes feitos”, completa a vereadora constituinte.