Câmara homenageia União Estadual dos Estudantes de Goiás nos seus 70 anos de fundação
Uma sessão solene realizada na Câmara Municipal de Anápolis, na noite de terça-feira (31.ago), reuniu jovens integrantes do movimento estudantil para uma homenagem aos 70 anos da União Estadual dos Estudantes de Goiás (UEE-GO). O evento também celebrou o Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto.
A homenagem foi uma iniciativa do vereador Lisieux José Borges (PT), que entregou certificados de honra ao mérito do Poder Legislativo anapolino a estudantes que se dedicam à defesa da categoria e na busca por uma educação de qualidade para todos.
Em seu discurso, o vereador lembrou que ao se alcançar os 70 anos é celebrado o jubileu de vinho, que representa, assim como a bebida, um estágio de maturação digno de elogios. “Também é um período de analisar conquistas e caminhos, corrigir e traçar o que se espera dos próximos 70 anos”, ressaltou.
Lisieux falou sobre o momento de dificuldade vivido pelo Brasil, uma crise política, econômica, ética e moral, que deixa a população descrente dos políticos, mas apontou que o caminho é os detentores de mandato buscarem ideias nas bases. “E é isso que procuro fazer. Quando as decisões são tomadas junto com a sociedade, a chance de acertar é maior”, frisou o vereador.
Ele falou ainda que as homenagens dadas naquele momento não representam uma situação de missão cumprida, mas um incentivo para novas realizações. Lisieux ressaltou que nesse sentido, a UEE-GO cumpre um papel frequente de luta para que todos tenham acesso à educação e de fortalecimento das universidades. “Porque há que se considerar que o ensino superior, assim como a educação como um todo, tem papel preponderante na melhoria da vida das pessoas”, disse Lisieux.
A vereadora Seliane da SOS (MDB) também falou sobre esse papel transformador da educação. Ela usou o próprio exemplo: contou que venceu barreiras financeiras para cursar uma faculdade e só conseguiu fazer uma pós-graduação dando aulas. “A educação é sempre o melhor caminho. Devemos seguir sempre estudando, aprendendo na vida”, discursou.
Embaixadora do Consejuve em Goiás, Larissa Vanessa dos Santos Ferreira, relembrou sua época de movimento estudantil, na Universidade Estadual de Goiás (UEG), quando foram feitas articulações que culminaram na implantação em Anápolis do Passe Livre Estudantil. Ela também lembrou que a partir de uma ideia levada ao vereador Lisieux, foi criado em Anápolis o Dia Municipal do Jovem.
Vice-presidente da UNE-GO e diretor de Relações Institucionais da UEE-GO, Ranilson Júnior representou a presidente da entidade, Thaís Falone. Ele começou seu discurso citando o poema “Por que cantamos”, de Mário Benedetti. “Cantamos porque o grito só não basta / e já não basta o pranto nem a raiva / cantamos porque cremos nessa gente / e porque venceremos a derrota”, diz uma das estrofes do texto.
Ranilson disse que a UEE-GO retornou às ruas para defesa dos estudantes e da sociedade e citou Paulo Freire ao falar que as pessoas precisam ter esperança. “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir”.
Também fizeram parte da mesa principal da sessão solene a secretária-geral da UEE-GO, Christiane Souza da Silva, e o diretor de universidades privadas e representante da JPT, Adriel Ferreira de Souza.
Homenageados:
Adriel Ferreira de Souza
Alexandre Nogueira
Ana Fonseca
Ana Luísa Lopes Moreira
André Luiz Sandre Abraão Júnior
Andressa Maria Ribeiro Alves
Ariel Cristina Mariz Silva
Augusto Rodrigues Maia
Bruno Velasco
Caio Alexandre Mendes Moreira
Caio Caixeta Peixoto
Caio Camilo de Sousa e Silva
Caio Nascimento Barbalho
Camilla Gomes Nascimento
Carlos Eduardo Ribeiro Martins Oliveira de Resende
Christiane Souza da Silva
Clóvis Teodoro Mendes Filho
Daniel Oliveira
Denilson Boaventura
Edmar Umbelino Batista de Lima
Emilly Melo de Brito
Ezequiel Aquino da Silva
Felipe Santos
Gabriella Martins Andrade
Gleison Sousa Carvalho
Hikmat Gibrail Fontes
Horrana Carolina Bahmad Gonçalves
Igor Lício de Andrade
Ismael Custódio Pereira Borges
Jéssica Maria Vieira Evangelista
Jhonatan Cavalcante
João Vitor da Silva Santos
Júlia Staphany Duarte Teófilo
Juliana Costa Fernandes
Juliana Oliveira de Lima
Larissa Vanessa dos Santos Ferreira
Laura Martins dos Santos
Lucas Piedade Nunes
Lucas Vilaça Gonçalves
Lucas Vinicius Lopes Ribeiro
Ludmilla Pereira Rodrigues
Luiza Castilho
Luyza Fernanda Mendonça da Silva
Marcela Morgana Damasceno
Marcos Vinicius Silva de Amorim
Marcos Vinicios
Maria Alice Sousa Santos
Maria Carolina Ribeiro Melo
Maria Fernanda Resende Silva Mundim
Maria Vitória Silva de Oliveira
Marilia Jorge Squissato da Silva
Matheus de Oliveira Fagundes
Maxwell Moreira Martins
Milena Thais da Silva
Narelly Batista Pereira
Nicole Mamede Alla Lima
Olívia Vilela
Paloma Albuquerque
Paulo Henrique Sobreira França
Paulo Victor Bragança
Pedro Lacerda
Pedro Nogueira
Pedro Vítor de Oliveira Souza
Rafaela Alves Andrade
Ranilson Ferreira Paiva Júnior
Rávila Geralda Alves Rocha
Rebeca Barbosa Moura
Renato Luciano de Souza Costa
Rimet Jules Gomes Teixeira Filho
Samara Yasmin do Carmo Vieira
Samuel Mendes
Saravivian Marques
Sthefany Lorrany de Jesus
Talles Lopes de Oliveira
Tatiana Tiffany Ferreira Pereira
Thaís Falone Bernardes
Valéria de Souza Nobre
Valério da Silva Bello Neto
Vanubia Correia
Vinicius Silva Bueno
Vitor Silva Oliveira