Câmara homenageia mulheres com Medalha Dulce de Faria

por cma — publicado 08/03/2012 00h00, última modificação 15/06/2016 10h47
A Câmara Municipal de Anápolis se reuniu na última quarta-feira (07/03), em sessão solene, no auditório do Senac, para homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Os vereadores entregaram a Medalha Dulce de Faria a 28 mulheres que contribuem para o desenvolvimento da cidade.
Câmara homenageia mulheres com Medalha Dulce de Faria

Câmara homenageia mulheres com Medalha Dulce de Faria

Na solenidade, cada vereador pôde condecorar duas mulheres, como estabelece a resolução que criou a honraria. O presidente da Câmara Municipal, vereador Amilton Batista (PTB), destacou a importância do gesto. “Na figura de Dona Dulce de Faria, ex-primeira-dama de Anápolis, temos a honra de contemplar todas as mulheres anapolinas”, comentou o presidente.

Fizeram parte da mesa da sessão solene a diretora de Políticas Públicas para Mulheres e representante do prefeito, Erondina de Morais, a coordenadora do Ministério Público, promotora de Justiça Maysa Morgana, a juíza Lara Gonzaga de Siqueira, a deputada federal Íris Araújo (PMDB) e as ex-primeiras-damas Rosana Guimarães Lobo Sahium,
Onaide Silva Santillo e Geny Dias Junqueira.

Os filhos de Dulce de Faria – Maurice, Claude, Simone, Suzane e Renata – também prestigiaram o evento. “Quero agradecer não somente por minha família, mas sim pela homenagem às mulheres que dão continuidade à luta na área social de minha mãe. Ela era muito humilde e não tinha pretensões de um dia ser lembrada através de uma honraria da Câmara Municipal”, frisou o médico Maurice de Faria.

Homenageadas
Dinamélia Rabelo (PT) homenageou a manicure e pedicure Ana Francisca dos Santos e a técnica em enfermagem do Hospital Nossa Senhora Aparecida Joscelina Quinto Santos.

Pedro Mariano (PP) condecorou Andréa Ferreira Lins, coordenadora do Centro de Referência Especializada de Assistência Social e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, e Maria dos Anjos Batista Coelho, lotada na Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos.

Receberam a medalha de Assef Naben (PMDB) Aparecida Maria Pereira, diretora Administrativa Financeira da Associação Educativa Evangélica, e Janaina de Oliveira Naves Cezário, perita contábil judicial e proprietária de escritório de contabilidade.

O petista Luiz Lacerda agraciou Claudete dos Santos Lima, servidora pública municipal há 33 anos, Joscilene dos Santos das Neves, professora da rede pública municipal e estadual desde 1982 e coordenadora pedagógica, e Ruth Vaz Rodovalho, pedagoga e coordenadora geral de escola infantil.

Foram condecoradas pelo pepista João Feitosa, as aposentadas Gregória Pereira dos Santos e Dejanira Natalina Leite Pereira.

Gina Tronconi (PPS) homenageou Cordalina Gomes Rabelo, merendeira e professora, e Letícia Jury, jornalista autora do livro “Assessoria de Comunicação: Conceitos e Tendências”.
Wesley Silva (PMDB) condecorou a deputada Íris de Araújo, a ex-primeira-dama Geny Dias Junqueira e Eliana Machado Pereira Nogueira, diretora do Núcleo de Seleção da Universidade Estadual de Goiás.

Mirian Garcia (PSDB) homenageou Elizabeth Miguel de Melo, diretora administrativa do grupo Plumatex, e Marlene Rodrigues Braga, empresária e advogada.

Domingos Paula (PTB) condecorou a professora Ethelvina Maria de Oliveira Santos e Maria Aparecida de Melo Ribeiro, trabalhadora social na Igreja Assembleia de Deus.

O líder do prefeito, Sírio Miguel (PSB), agraciou a juíza Lara Gonzaga de Siqueira, a promotora de Justiça Maysa Morgana Chaves Torres e a secretária municipal de Educação, Virgínia Maria Pereira de Melo.

O presidente Amilton Batista (PTB) prestou homenagem a Luiza Cordeiro da Silva Menezes, gerente regional substituta da Gerência Regional do INSS, e Leila Ribeiro, enfermeira, especialista em administração hospitalar, biologia, saúde pública, educação sexual e sexologia.

Valmir Jacinto agraciou Onaide Silva Santillo, ex-deputada estadual e ex-primeira-dama.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal homenageou ainda Geny Dias Junqueira, que recebeu a medalha de seu esposo, o ex-prefeito Eurípedes Junqueira, e Rosana Guimarães Lobo Sahium, que foi condecorada pelo marido, o ex-prefeito Pedro Sahium.

Projeto

O projeto de lei que criou a Medalha Dulce de Faria foi feito pela vereadora Gina Tronconi (PPS) e aprovado por unanimidade dos votos em plenário no dia 2 de setembro de 2011. De acordo com a parlamentar, a entrega da honraria é a concretização de um sonho. “Eu tinha dois sonhos: o primeiro era me candidatar a vereadora e ser eleita; o segundo era poder homenagear as mulheres na figura de Dulce de Faria. Tive pouco contato com a ex-primeira dama, mas sempre a admirava por sua personalidade e bondade com a população. Hoje estou realizada e todos os meus colegas fizeram parte deste sonho”, afirmou Gina.

Dulce de Faria
A Medalha Dulce de Faria também é uma homenagem à ex-primeira-dama de Anápolis, que foi casada com o ex-prefeito Anapolino de Faria em uma união que durou 60 anos. Carioca de nascimento, ela construiu em Anápolis sua história de vida. Destacou-se por sua personalidade marcante: mulher de fibra, coragem, carismática e sempre preocupada com o próximo, principalmente com as crianças. Criou o projeto Dom Bosco, que depois se transformou em Sociedade Dom Bosco, sendo considerado um dos melhores programas sociais do Estado de Goiás.

Gina Tronconi apresentou na justificativa de seu projeto que o nome Dulce de Faria foi escolhido por “ter sido uma mulher que pautou sua vida em prol da solidariedade e no assistencialismo ao povo anapolino”.

 

 

 

registrado em: