Câmara faz homenagem a vigilantes da segurança privada e destaca importância da categoria no complemento à segurança pública

por Orisvaldo Pires publicado 18/06/2021 11h00, última modificação 18/06/2021 15h56
Câmara faz homenagem a vigilantes da segurança privada e destaca importância da categoria no complemento à segurança pública

Câmara faz homenagem a vigilantes da segurança privada e destaca importância da categoria no complemento à segurança pública

Em ato na manhã desta sexta-feira (18.jun), a Câmara Municipal entregou Moção de Aplauso a profissionais da segurança privada em Anápolis, a partir de uma iniciativa do vereador Policial Federal Suender (PSL), aprovada por unanimidade em plenário.

O gesto da Câmara faz alusão ao Dia do Vigilante, que é celebrado em 20 de junho. A homenagem foi prestigiada pelos vereadores Jakson Charles (PSB), Seliane da SOS (MDB), Delcimar Fortunato (Avante), Cabo Fred Caixeta (Avante), Reamilton Espíndola (Republicanos) e José Fernandes (PSB).

Foram agraciados os seguintes vigilantes: Franck Pires do Carmo, Ronara Rodrigues Silva, Marcos Aurênio Paulino, Wellington Rodrigues da Cruz, Moisés Henrique Ferreira, Vilma Pereira Siqueira, Hellen Cristinne Alves de Aquino e Joelma Santos de Morais Costa.

O Policial Federal Suender lembrou que 20 de junho foi escolhido para celebrar o Dia do Vigilante pois foi nesta data, no ano de 1983, que foi sancionada a Lei nº.7.102, que regulariza esta profissão no Brasil. O vereador falou da importância em modernizar as armas utilizadas pelos vigilantes, atualmente obsoletas, além de dar mais segurança jurídica à categoria.  

A segurança privada, ressaltou Suender, atua como complemento essencial às demais forças da segurança pública. Cabo Fred Caixeta falou da necessidade de mudar o calibre das armas usadas pelos vigilantes. Seliane da SOS e Delcimar Fortunato destacaram a importância destes profissionais para a segurança patrimonial e pessoal.

O vereador José Fernandes, que também é médico-legista, integrante da segurança pública, ressaltou a condição estratégica da ação dos vigilantes. Reamilton Espíndola lembrou de sua proximidade com a categoria, devido sua formação como gestor em segurança pública.

O presidente do SindiForte/GO, José Maria, entre outros assuntos, falou sobre a ação da entidade, junto ao Ministério da Saúde, para que os profissionais de transporte de valores, escolta armada e vigilantes tenham acesso prioritário à vacina contra a Covid-19.

Para o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Anápolis, Heber Dias da Silva, é importante o reconhecimento da sociedade, por meio da Câmara Municipal, aos profissionais da vigilância privada.

O instrutor da Academia Real, Franck Pires do Carmo, lembrou que esta escola formou mais de 15 mil vigilantes em Anápolis. O vigilante Pablo Ferreira de Moura, que é servidor do gabinete de Suender, disse que a profissão é importante para o Brasil.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)

registrado em: