Câmara entrega Moção de Aplauso para a professora e poetisa Maria Augusta Faria Veloso
Uma sessão solene, realizada na tarde de segunda-feira (6.mai), no plenário Teotônio Vilela, promoveu a entrega de Moção de Aplauso a Maria Augusta Faria Veloso, professora aposentada e poetisa. A propositura para a homenagem, aprovada em plenário por unanimidade, é de autoria do vereador Leandro Ribeiro (MDB).
A sessão foi comandada pelo presidente Dominguinhos do Cedro (PDT), que destacou a iniciativa de Leandro Ribeiro em promover a homenagem para uma mulher que muito contribuiu para a educação anapolina e que agora, já aposentada da sala de aula, segue ativa, escrevendo poemas e enriquecendo a cultura local.
Maria Augusta Faria Veloso nasceu em 3 de janeiro de 1944. Ela se mudou para Anápolis na infância, onde cursou o primário e, depois, foi para o Colégio Coração Imaculado de Maria, em Itaberaí, onde cursou o ginasial.
Na década de 1960, Maria Augusta começou a lecionar e, na década de 1970, abriu sua primeira escola. Então ela iniciou a carreira de escritora. Escreveu diversas poesias. Em 1973 começou a lecionar no Colégio Virgínio Santillo. Ministrou aulas de Inglês, Português e Geografia.
Entre os presentes na homenagem, estavam os irmãos de Maria Augusta: Antônio Eustáquio, Maria Helena, Luzimar e Cristina. Também compareceu o filho Benício Júnior com a esposa Lena; a filha Jaqueline com o esposo Edival; e a filha Mônica com o esposo Gleidson.
A solenidade teve ainda as presenças dos pastores Everton Queiroz, Cosme José e Dimas dos Santos.
Maria Augusta agradeceu a homenagem e disse que Deus é a inspiração para seus poemas. Ela também falou do significado da sala de aula para sua vida – a primeira vez que ensinou alguém, a homenageada ainda era bem jovem, demonstrando uma vocação que segue até hoje na sua vida.