Câmara entrega Comenda Henrique Santillo a pessoas que contribuem para o desenvolvimento de Anápolis

por marcos — publicado 15/12/2016 17h45, última modificação 20/12/2016 08h49
Câmara entrega Comenda Henrique Santillo a pessoas que contribuem para o desenvolvimento de Anápolis

Câmara entrega Comenda Henrique Santillo a pessoas que contribuem para o desenvolvimento de Anápolis

A Câmara Municipal de Anápolis realizou sessão solene, na noite de quarta-feira (14), para entrega da Comenda Henrique Santillo a 18 personalidades que contribuem para o desenvolvimento da cidade. O evento foi realizado no Alfa Place, no Anápolis City, e contou com a presença de vereadores e diversas outras autoridades.

Criada em 2004, a Comenda Henrique Santillo é a mais alta honraria do Poder Legislativo anapolino e leva o nome de um dos maiores estadistas de Goiás, morto em 2002, quando era conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Santillo foi vereador e prefeito de Anápolis, governador e ministro da Saúde.

Em seu discurso, o presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Lisieux José Borges (PT), ressaltou a importância de se receber uma honraria que leva o nome de Henrique Santillo. “Sua partida, em 2002, deixou aberta lacuna na prática político-administrativa difícil de ser preenchida. Deixou a vida pública sem a mínima mácula e com invejável folha de serviços prestados”, disse.

O presidente enumerou as diversas obras de Santillo construídas em Anápolis, como os feirões cobertos, o kartódromo, a estação rodoviária, o fórum, a ampliação da Santa Casa de Misericórdia, o Laboratório do teste do pezinho da Apae e o Hospital do Câncer.

“Mais que as ideias transformadoras que brotaram da mente daquele estadista, as ações do Dr. Henrique Santillo construíram uma relação de confiança com os anapolinos, marcada pelo exercício pleno da cidadania, da democracia e do estrito cumprimento das leis”, discursou Lisieux Borges.

Sobre os homenageados da noite, o presidente da Câmara disse que mais do que elaborar leis e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos,os vereadores têm ciência que cumprem a função de reconhecer o trabalho daqueles que se “entregaram em prol do crescimento e desenvolvimento de Anápolis e seu povo”.

Para o presidente, os novos comendadores seguem a prática de vida de Henrique Santillo, de honestidade e espírito coletivo. “São essas qualidades que também enxergamos nas personalidades que neste dia são agraciados com comenda que leva o nome deste homem público exemplar”, ressaltou.

Ao discursar em nome dos vereadores, Jakson Charles (PSB) relatou história vivida por ele ao lado de Henrique Santillo. Ao visitar o político aos sábados, o vereador disse que levava seus dois filhos, “trajados da cabeça aos pés com uniforme do Botafogo”. “Hoje eles são torcedores fanáticos do São Paulo, mesmo time de Henrique. Essa é uma demonstração da capacidade de envolvimento e convencimento do doutor Henrique”, explicou.

O prefeito eleito Roberto Naves (PTB) falou em nome dos novos comendadores. Segundo ele, não há época mais importante para receber uma honraria com o nome de Santillo como a atual. “O país passa por uma crise política, ética, moral, uma crise institucional. Nesse momento todos os políticos que conheceram Henrique Santillo, sentem saudade, pois ele foi um exemplo de pessoa simples, que sempre prezou pela ética. Sempre usou a política em prol do coletivo”, discursou Roberto.

O prefeito eleito também agradeceu os vereadores pela homenagem e conclamou a Câmara Municipal a enfrentar com ele os problemas atuais. “Precisamos nos manter unidos, pois com isso as soluções aparecem também”, disse o petebista.

O juiz Carlos Limongi Sterse, presidente do Fórum de Anápolis, também discursou em nome do Poder Judiciário local. Ele disse que no mesmo horário da sessão solene estava acontecendo um encontro dos magistrados anapolinos, no qual ele seria o anfitrião, mas que fazia questão de estar na abertura do evento da Câmara Municipal.

“É a maior honraria que o Poder Legislativo concede, por isso fiz questão de estar presente, ao menos para a abertura dos trabalhos. Quero parabenizar cada homenageado, que com certeza, desenvolvem e desenvolverão um trabalho de excelência dentro de Anápolis nas suas posições, fazendo o bem”, discursou Carlos Limongi.

Presenças
Ocuparam a mesa dos trabalhos na sessão solene, além do presidente Lisieux Borges e o prefeito eleito Roberto Naves, o presidente do Fórum, juiz Carlos Limongi Sterse, o deputado estadual Simeyzon Silveira (PSC) – agraciado com a Comenda Henrique Santillo – e o advogado Hyulley Machado, representante do deputado federal Jovair Arantes (PTB), também homenageado pela Câmara Municipal.

Assista essa reportagem na TV Câmara. Clique aqui.

Segue a lista dos novos comendadores e os vereadores que propuseram a homenagem:

Tenente Henrique Silva Ribeiro – Vereador Amilton Filho
Dr. Márcio Aurélio Correia – Vereador Gleimo Martins
Ângelo Barbosa Lovis – Vereador Jakson Charles
Miguel Moreira da Silva – Vereador Jean Carlos
Cabo Thiago Francisco Nunes – Vereador Amilton Filho
Karim Abrahão – Vereador Gleimo Martins
Arnaldo Jayme de Pina – Vereadora Geli Sanches
Vander Ribeiro Palhano – Vereadores Mauro Severiano e Jakson Charles
Pastora Alda Alves Lourenço – Vereadora Mirian Garcia
Hélio Alves Pereira – Vereador Paulo de Lima
Coronel Adailton Florentino Nascimento – Vereador Pedro Mariano
Deputado Federal Jovair Arantes – Vereador Jean Carlos
Adeon Ramos – Vereador Vespa
Deputado Estadual Simeyzon Silveira – Vereador Wederson Lopes
Ronivan Peixoto de Morais Júnior – Vereador Wilmar Silvestre
Prefeito eleito Roberto Naves – Mesa Diretora
Luiz Carlos Teixeira – Vereadores Fernando Cunha e Geli Sanches
Pastor Micael Evangelista Santana – Vereador Gleimo Martins

registrado em: