Câmara entrega Comenda Henrique Santillo a 30 personalidades na noite de 18 de dezembro

por Marcos Vieira publicado 16/12/2024 11h50, última modificação 18/12/2024 15h11

A Câmara Municipal de Anápolis realiza sessão solene, a partir das 19h de quarta-feira (18.dez), para entrega da Comenda Henrique Santillo a 30 personalidades que contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

A honraria, a mais importante concedida pelo Poder Legislativo anapolino, foi criada em 2004, através de um projeto de resolução do então vereador José Vieira da Silva, falecido em junho deste ano.

Os vereadores que indicam aqueles que serão agraciados com a Comenda Henrique Santillo. A sessão solene acontece no plenário Teotônio Vilela e tem transmissão ao vivo pelo canal no Youtube da TV Câmara Anápolis (clique aqui).

Segundo o presidente Dominguinhos do Cedro (PDT), trata-se de uma das mais importantes solenidades do ano para a Câmara de Anápolis, que no encerramento do período legislativo coloca em evidência benfeitores da sociedade, que tem seus nomes reconhecidos por uma comenda tradicional.

“São 20 anos de uma comenda que leva o nome de Henrique Santillo, um dos mais importantes estadistas de Goiás. Será mais uma vez uma honra conduzir sessão solene tão importante para o Legislativo e para a sociedade de um modo geral”, afirmou Dominguinhos.

Histórico
Henrique Antônio Santillo, o Dr. Henrique Santillo, que dá nome à Comenda, sempre foi referência na política local, regional e nacional. Ocupou funções como vereador, prefeito, deputado estadual, senador, governador, ministro da Saúde, secretário da Saúde de Goiás e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás.

Nasceu em 23 de agosto de 1937, em Ribeirão Preto. Filho de imigrantes italianos: Virgínio Santillo e Elydia Maschietto Santillo. A família, composta também pelos irmãos Adhemar e Romualdo, radicou-se em Anápolis em 1942.

Ainda jovem, trabalhou para ajudar no sustento da família. Foi casado com dona Sônia Célia Santillo, com quem teve cinco filhos: Elídia Célia, Sônia Míriam, Carlos Henrique, Carla Cíntia e Virgínio Neto.

Graduou-se em medicina em 1963, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Médico, foi lutador incansável pela saúde pública, o atendimento social, sempre com o olhar voltado aos mais necessitados.

Como senador foi percussor da criação do Sistema Único de Saúde, o SUS. Eleito governador, em 1986, foi em sua gestão que aconteceu a construção do sistema de rede de esgoto, dos Cais, da ampliação do Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia, do Laboratório do Teste do Pezinho da Apae, da Unidade Oncológica Dr. Mauá Cavalcante Sávio, a Unidade de Saúde da Criança na Vila Jaiara gerida pelos Vicentinos, entre outras obras de grande importância.

Henrique Santillo criou em Goiás o Programa de Agentes Comunitários de Saúde, a partir de uma experiência que realizou em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, à época administrada pela irmã Rita Cecília. O programa deu subsídios para a criação do Programa de Saúde da Família, do Governo Federal.

Foi um dos fundadores do antigo MDB, em 1966, pelo qual foi eleito vereador e prefeito de Anápolis. Em 1974, foi eleito deputado estadual e, em 1978, conquistou uma vaga no Senado. Em 1980, participou da criação do Partido dos Trabalhadores. Em 1986, foi eleito governador pelo PMDB. Foi um dos fundadores do PSDB em Goiás. Em 1993 aceitou o convite do presidente Itamar Franco para dirigir o Ministério da Saúde. Depois, no primeiro governo de Marconi Perillo foi secretário de Saúde e de Articulação Política.

Em 1999 foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, passando por várias funções, inclusive presidente. Faleceu em 25 de junho de 2002.

Homenageados:

Amauri Ribeiro
Deputado estadual

Anevair José da Silva
Padre

Benedito Juvenário Viegas
Empresário

Benedito Luiz Bernardino
Empresário

Cláudio Gomes Pereira
Bancário

Claudistone Moreira Andrade
Triatleta e educador físico

Cleiton Pereira Lopes
Capitão da PM de Goiás

Danilo Boaventura
Jornalista

Felipe Cortes Bezerra
Vereador eleito de Aparecida de Goiânia

Giovanni Di Pippo
Empresário e líder comunitário

Hélio Araújo Pereira
Sindicalista e vereador

Iremar Pereira Passos
Radialista

Jaime Neto Alves Matos
Empresário

Junio Alves Araújo
Major da PM de Goiás e deputado estadual

José Brasil Soares Ribeiro
Empresário do ramo imobiliário

Juliano Pereira
Médico com especialização em Oftalmologia, Catarata e Cirurgia Refrativa

Kellen Ferreira Garcia
Liderança política, terapeuta e voluntária no Terceiro Setor

Leandro Ribeiro da Silva
Empresário e vereador

Leandro Vinícius Coelho
Coronel-aviador da FAB, atual comandante da Base Aérea de Anápolis

Leonardo de Moura Naves e Souza
Empresário

Márcio Antônio Andrade Gonçalves
Relator na Jari de Anápolis e assessor jurídico na Câmara Municipal

Marconi Ferreira Perillo Júnior
Presidente nacional do PSDB, ex-governador e ex-senador

Michel Roriz Clemente
Formado em Farmácia, professor de química e de saúde pública. Atualmente está cursando medicina

Renato Pereira de Souza
Diretor Administrativo do Heana

Rubens Cantanhede de Sousa
Pastor líder do ministério da Assembleia de Deus Atos Igreja Profética

Sérgio Hajjar
Diretor da Acia e da Fecomércio

Sidney Gomes de Oliveira
Graduado em Psicologia

Simone do Carmo Faria
Chefe de gabinete do vereador Professor Marcos

Thiago Vinícius Cunha
Pastor sênior da Church City

Trícia Barreto de Moraes do Carmo
Médica e vereadora

registrado em: