Câmara entrega Comenda Henrique Santillo a 28 pessoas que contribuem para o progresso de Anápolis
Um grupo de 28 personalidades, com relevantes serviços prestados à sociedade anapolina, recebeu a Comenda Henrique Santillo, outorgada pela Câmara Municipal de Anápolis, em sessão solene realizada na noite de quarta-feira (30.nov).
A honraria foi instituída por meio da Resolução nº 003, de 20 de abril de 2004, por iniciativa do vereador José Vieira da Silva.
Esta foi a primeira vez que a Comenda Henrique Santillo foi entregue nas novas dependências do Plenário Teotônio Vilela, na sede da Câmara Municipal, no Bairro Jundiaí.
Um telão foi instalado na área externa do plenário, no hall, onde também foram disponibilizadas cadeiras para acomodar os convidados.
A mesa de autoridades foi composta pelo presidente Leandro Ribeiro (PP), vice-presidente Domingos Paula (PV), primeira secretária Andreia Rezende (SD), vice-prefeito Márcio Cândido (PSC), pelo deputado federal Glaustin da Fokus (PSC), deputado estadual Amilton Filho (MDB) e deputado estadual eleito Ricardo Quirino (Republicanos).
Leandro Ribeiro acredita que Henrique Santillo foi um dos maiores estadistas de Goiás, que deixou um legado e um exemplo de humanidade para ser seguido. Em seu pronunciamento, parabenizou os novos comendadores e destacou que todos os homenageados merecem a honraria, por suas atuações de destaque.
Ao falar em nome dos vereadores, Professor Marcos Carvalho (PT), lembrou do discurso mais conhecido do Dr. Henrique Santillo, onde falava sobre seu sonho com uma sociedade solidária e justa, onde ninguém pudesse ser ofendido pela cor da pele, que respeita as crianças, e que elas tenham o que comer. “Sonho com uma sociedade que respeite os velhos e que tenha lugar para eles, com uma sociedade que respeite as mulheres, e que a discriminação e violência contra elas possa ser abolido. Uma sociedade que respeita os jovens, os homens, uma sociedade em que vale a pena ser honesto. Sonho com um Goiás moderno, justo para todas as pessoas”, leu o vereador.
O vice-prefeito Márcio Cândido falou em nome dos homenageados e disse se sentir honrado em fazer parte da lista dos condecorados. “Receber uma comenda que leva o nome deste mestre que foi Henrique Santillo é uma honra. Quando ele deixou de ser ministro da saúde, procurou seu irmão Adhemar falando que ele precisava trabalhar. E foi atender como médico da família. Era um ser humano que se preocupava com o próximo. Ficamos honrados em receber a comenda que tem tanto significado para a cidade de Anápolis”, afirmou.
Amilton Filho disse este ano marca 20 anos do falecimento do Dr. Henrique, e percebe o quanto sua memória está viva “Quando ele falava sobre seus sonhos de ter uma sociedade mais digna vemos o quanto suas ideias são contemporâneas. Com essa comenda, aumenta a nossa responsabilidade para que servimos de exemplos e motivamos outras pessoas contribuírem para o desenvolvimento da nossa cidade. Cada homenageado contribui para o progresso de alguma forma”, frisou o deputado estadual.
Para o deputado federal Glaustin da Fokus, é uma honra receber uma homenagem com um nome de uma pessoa humanitária, que tanto lutou pelo estado e gerou diversos empregos.
Andreia Rezende disse que este é o último evento desta Mesa Diretora, e pontuou os avanços conquistados pela diretoria.
O ato fecha o calendário de solenidades da Câmara no ano.
Histórico
Henrique Antônio Santillo, o Dr. Henrique Santillo, que dá nome à Comenda, sempre foi referência na política local, regional e nacional. Ocupou funções como vereador, prefeito, deputado estadual, senador, governador, ministro da Saúde, secretário da Saúde de Goiás e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás.
Nasceu em 23 de agosto de 1937, em Ribeirão Preto. Filho de imigrantes italianos: Virgínio Santillo e Elydia Maschietto Santillo. A família, composta também pelos irmãos Adhemar e Romualdo, radicou-se em Anápolis em 1942.
Ainda jovem, trabalhou para ajudar no sustento da família. Foi casado com dona Sônia Célia Santillo, com quem teve cinco filhos: Elídia Célia, Sônia Míriam, Carlos Henrique, Carla Cíntia e Virgínio Neto.
Graduou-se em medicina em 1963, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Médico, foi lutador incansável pela saúde pública, o atendimento social, sempre com o olhar voltado aos mais necessitados.
Como senador foi percussor da criação do Sistema Único de Saúde, o SUS. Eleito governador, em 1986, foi em sua gestão que aconteceu a construção do sistema de rede de esgoto, dos Cais, da ampliação do Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia, do Laboratório do Teste do Pezinho da Apae, da Unidade Oncológica Dr. Mauá Cavalcante Sávio, a Unidade de Saúde da Criança na Vila Jaiara gerida pelos Vicentinos, entre outras obras de grande importância.
Henrique Santillo criou em Goiás o Programa de Agentes Comunitários de Saúde, a partir de uma experiência que realizou em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, à época administrada pela irmã Rita Cecília. O programa deu subsídios para a criação do Programa de Saúde da Família, do Governo Federal.
Foi um dos fundadores do antigo MDB, em 1966, pelo qual foi eleito vereador e prefeito de Anápolis. Em 1974, foi eleito deputado estadual e, em 1978, conquistou uma vaga no Senado. Em 1980, participou da criação do Partido dos Trabalhadores. Em 1986, foi eleito governador pelo PMDB. Foi um dos fundadores do PSDB em Goiás. Em 1993 aceitou o convite do presidente Itamar Franco para dirigir o Ministério da Saúde. Depois, no primeiro governo de Marconi Perillo foi secretário de Saúde e de Articulação Política.
Em 1999 foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, passando por várias funções, inclusive presidente. Faleceu em 25 de junho de 2002.
Homenageados:
Seguem as 28 personalidades homenageadas com a Comenda Henrique Santillo:
Alessandro Gonçalves Da Paixão - Advogado / Professor da PUC-GO
Amilton Batista De Faria Filho - Advogado / Deputado Estadual
Augusto César Rocha Ventura - Advogado / Chanceler da UniEvangélica / Pres. da AEE
Carlos Alberto Fonseca - Advogado / Professor / Procurador Geral do Município
Edimar Mendes Ferreira - Empresário do ramo de pneus
Eduardo Esteves De Azevedo - Empresário / Agropecuarista
Fernando Rodrigues Da Silva Alves Costa - Advogado (Esp. Direito Tributário)
Geovane Alexandre De Souza - Padre da Igreja Católica
Glauskston Batista Rios - Empresário / Deputado Federal
Hélio Ferreira De Brito - Empresário do ramo têxtil
Jairo De Melo - Empresário / Economista
Jamil José Justiniano Da Silva - Médico (hematologista)
José Aparecido De Siqueira - Contador / Líder vicentino
José Pereira D’abadia - Advogado / Professor / Líder classista
Marcelo Teodoro Da Silva - Cronista Esportivo / Servidor Público
Márcio Cândido Da Silva - Pastor / Radialista / Vice-Prefeito de Anápolis
Maxwell Alves Elias - Empresário do ramo de cosméticos
Osmar Borges Pinto - Líder Comunitário / Empresário
Regis Davidson Gonçalves De Menezes - Advogado
Renato Leal Leite - Coronel-Aviador / Cmte. Base Aérea de Anápolis
Ricardo Quirino Dos Santos - Bacharel em Direito / Deputado Estadual eleito
Rubens Vieira Dos Santos - Pastor / Bacharel em Teologia
Samir Fayad Gemus - Médico / Administrador Hospitalar
Sílvio De Araújo Lobo - Pastor / Professor / Bacharel em Teologia
Thiago Floriano Da Silva - Educador Físico / Ex-atleta profissional de futebol
Wemerson Souza Do Nascimento - Sargento PM / Advogado / Bacharel em Administração
Wilson Xavier De Velasco Filho - Bacharel em Direito e Teologia / Ex-diretor do Procon
Yan De Castro E Silva - Administrador / Diretor de Limpeza Urbana