Câmara é reconhecida por apoio às ações contra o Covid-19, durante ato de entrega de Centro de Internação pela Prefeitura

por orisvaldo — publicado 27/03/2020 15h25, última modificação 28/03/2020 17h30
Câmara é reconhecida por apoio às ações contra o Covid-19, durante ato de entrega de Centro de Internação pela Prefeitura

Câmara é reconhecida por apoio às ações contra o Covid-19, durante ato de entrega de Centro de Internação pela Prefeitura

O prefeito Roberto Naves (Progressistas), durante a entrega do Centro de Internação Norma Pizzari (para atendimento exclusivo aos pacientes com Coronavírus) na manhã desta sexta-feira (27.mar), agradeceu à Câmara Municipal de Anápolis pela parceria, o apoio e a participação efetiva em todas as ações de prevenção, orientação e de atendimento às pessoas acometidas pela infecção.

O Poder Legislativo foi representado na cerimônia de entrega do referido centro de saúde, localizada na Rua do Carmo, 115, Bairro Jundiaí (antiga Escola do Carmo), pelo presidente, Leandro Ribeiro (Progressistas); Domingos Paula (PV); e Wederson Lopes (PSC). Além do prefeito, também participou o secretário de Saúde, Lucas Leite. O atendimento na unidade começa com 45 leitos e pode chegar a 52.

Leandro Ribeiro disse que todos os vereadores estão preocupados com a qualidade de vida e o bem-estar da população. “Os investimentos na saúde pública em Anápolis continuam. Como presidente da Câmara tenho acompanhado de perto a demanda da cidade e como o poder público pode trabalhar para amenizar o impacto da doença em nosso município. Por isso o Legislativo, em parceria com o Executivo, vai adquirir mais de 10 mil testes do Covid-19”, anunciou.

Domingos Paula reafirmou a importância da população respeitar as orientações das autoridades administrativas e de saúde do município. Segundo ele o Poder Legislativo está atento a todas as situações e dá exemplo ao adotar todas as medidas preventivas observadas pelos técnicos sanitários e a administração municipal. “Estamos aqui três vereadores neste ato de entrega do centro de saúde representando todos os 23 vereadores da Câmara Municipal”, disse.

O 2º secretário da Mesa Diretora do Legislativo, Wederson Lopes, disse esperar que não seja necessária a utilização de todos os leitos disponibilizados, embora admita que a tendência é que ocorra o contrário. “Mas Anápolis se preparou, criou condições necessárias para oferecer atendimento com a maior qualidade possível”, ressaltou.

O Centro de Internação Norma Pizzari, disse o prefeito Roberto Naves, já contava com uma estrutura de leitos, que foram potencializados pela Prefeitura. Passam a ser disponibilizados 45 leitos, podendo chegar a 52. Foram instalados seis ventiladores, com monitores, leitos considerados UTI. O chefe do Executivo lembrou que no período ‘pré-Coronavírus’ a Prefeitura estabeleceu um plano de ação, cortou gastos em outras secretarias e focou a atenção na saúde. Agora Anápolis conta com 100 leitos de enfermaria, além de mais 40 leitos que começam a ser preparados no Hospital Nossa Senhora Aparecida.

Lembrou que foram 30 leitos de UTI, sendo seis no Centro de Internação Norma Pizzari Gonçalves; 16 no Hospital Municipal Jamel Cecílio; seis na UPA da Vila Esperança; quatro no Hospital Evangélico Goiano (HEG); e no plano de contingência do Estado um leito no Hospital de Urgências Dr. Henrique Santillo e mais um no HEG.

QUARENTENA
Roberto Naves fez um histórico das providências adotadas até agora pela Prefeitura. “Muitos municípios sofrem com o caos. Nós conseguimos com a quarentena antecipar, sair à frente. Com a disponibilização de leitos para população ficar mais segura”, lembrou. Também respondeu aos questionamentos sobre uma possível intempestividade da quarentena decretada em Anápolis. “O Brasil tem a vantagem de poder se preparar se baseando na experiência de outros países. As decisões não foram tomadas no escuro, mas considerando dados técnicos”, ponderou.

O prefeito lembrou que a China, após o pico do Coronavírus, diminuiu a quarentena em regiões como Wuhan. Uma semana depois teve que voltar para o isolamento parcial, o contágio direto voltou e agora proíbe o ingresso de pessoas vindas de outros países para a China. Segundo ele, a Itália, num primeiro momento, teve mais consideração diante da crise financeira que com a vida das pessoas e apresentou recordes de óbitos pelo Covid-19.

A capacidade de atendimento nos municípios, nos estados e em todo o país, lembrou Roberto Naves, é limitada. “Se não queremos ver o que ocorreu de ruim em outros países, tomemos como exemplo aquilo que deu certo. Implantamos a quarentena, publicamos decretos para conter a circulação de pessoas, com objetivo de conter a proliferação do vírus. Até quando? Os técnicos vão decidir. Estamos falando de vidas de pessoas. Quem não tem uma pessoa idosa na família?”, ponderou o prefeito.

Em uma rede social Roberto Naves destacou a importância de se cumprir a quarentena que se encerra em 4 de abril. “Para que aí sim, com muita responsabilidade, possamos gradualmente retomar nossas atividades econômicas, avaliando todos os cenários diariamente. É possível sim salvar vidas e manter a economia e, para isto, precisamos estar unidos no mesmo propósito. Não é hora de politizar, não é hora de apontar dedos ou dizer quem está certo ou errado [...] estamos trabalhando 24 horas por dia para não permitir que o sistema de saúde municipal entre em colapso. Mas, isto não será possível sem a ajuda da população [...] Não devemos esquecer nunca, que uma vida não tem preço”.

BOM SENSO
Roberto Naves disse que “vivemos em um país capitalista” e afirma entender que parte dos empresários queiram abrir suas empresas para pagar contas. “Mas as famílias que têm idosos, com doenças crônicas, que sabem que um ente querido não suportaria a infecção pelo vírus. Pensam diferente. Levam em consideração a possibilidade de perder um ente querido. Nosso papel, do prefeito, vereadores, do governador, do presidente da República, é ter bom senso e sabedoria. Foi para isso que fomos eleitos”, disse.

Sobre a crise na economia, Roberto Naves ressaltou que ela já existia, “não é o Coronavírus que impõe uma crise ao Brasil, tínhamos a previsão de que o PIB não chegaria a dois por cento este ano”. O prefeito lembra que o Covid-19 vai impactar economicamente a vida de todos, “e quando se fala em impacto financeiro, somente o Governo Federal pode tomar algum tipo de atitude, ele tem reservas, é ele quem produz moeda e comanda os fundos”.

A decisão do Governo Federal em providenciar socorro aos autônomos, com auxílio financeiro, segundo Roberto Naves, é positiva, “vai fazer a parte dele, do mesmo jeito que o Estado e o município fazemos a nossa”. O prefeito lembrou que o município sobrevive com dez por cento dos impostos arrecadados, os estados com 20 por cento e o Governo Federal fica com 70 por cento, “Mas quando aparece o problema, quem tem que resolver são os prefeitos”.

O repasse de R$ 1 milhão anunciado pelas autoridades federais ao município de Anápolis, disse Roberto Naves, tem sua importância, “mas não dá para comprar sequer os testes que queremos, quanto mais leitos de UTI e de internação”. A estrutura montada pela Prefeitura, informou, prevê investimentos na saúde em geral, considerando o advento do Coronavírus, em montante que ultrapassa os R$ 4 milhões por mês. Segundo ele as ações adotadas não foram “precipitadas”, mas ocorreram com “precisão cirúrgica”. Naves conclui que não é possível julgar o que está sendo feito, “sem antes saber o que está por vir”.

NÚMEROS
A Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária de Anápolis divulgaram o Boletim Informativo de nº 011, na tarde de quinta-feira (26.mar). Até aquele momento o município de Anápolis registra 54 casos suspeitos para COVID-19, todos em isolamento domiciliar com seus contatos diretos; três casos confirmados por exame laboratorial, todos eles em isolamento domiciliar com seus contatos diretos; e 56 casos descartados por exame laboratorial. Um novo boletim deve ser divulgado às 17 horas desta sexta-feira (27.mar) com dados atualizados.

(Foto: Prefeitura de Anápolis)

 

registrado em: