Câmara e Prefeitura inauguram Centro Dia do Idoso ‘Vilma Rodrigues’ (creche do idoso) na Vila Esperança

por Orisvaldo Pires publicado 29/07/2021 14h55, última modificação 03/08/2021 16h00

O Centro Dia do Idoso "Vilma Rodrigues", inaugurado na manhã desta quinta-feira (29.jul), na Vila Esperança, materializa uma ideia que surgiu dentro da Câmara Municipal de Anápolis, em 2017. Um sonho da vereadora Vilma Rodrigues, aprovado por unanimidade pelos demais vereadores, encampado pelo prefeito Roberto Naves e, agora, inaugurado.

O projeto que previa a criação de uma creche para idosos foi protocolado por Vilma Rodrigues em 3 de janeiro de 2017. Destinado a atender idosos, de famílias de baixa renda que não têm como assistirem seus idosos quando saem para o trabalho. Executado em parceria com a Delegacia do Idoso e o Ministério Público.

A matéria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores em votações nos dias 17 e 22 de maio de 2017. E foi transformado em lei em 12 de junho daquele ano, pelo prefeito Roberto Naves. Vilma Rodrigues morreu em 14 de março de 2018. Em 6 de dezembro de 2018 o prefeito e vereadores assinaram a Ordem de Serviço para início das obras.

Roberto Naves, durante a inauguração, disse que ele e Vilma Rodrigues dividiam a mesma crença que a política pode ser ferramenta de transformação social, e que é possível governar sem escândalos ou registros de irregularidades. Ao final deu ênfase à parceria com a Câmara Municipal, citou obras e projetos encaminhados a partir de cobranças feitas por vereadores. 

FAMÍLIA
As finalidades de um local como o Centro Dia do Idoso sintetizam o sentimento que Vilma Rodrigues trouxe consigo por toda a vida, nos aspectos pessoal, profissional e político. Foi o que ressaltam as professoras Neide Rodrigues e Lúcia Rodrigues, irmãs, e o delegado Manoel Vanderic, filho de Vilma Rodrigues.

O Poder Legislativo foi representado pelo presidente, Leandro Ribeiro (PP); o vice-presidente, Domingos Paula (PV); e os vereadores Thaís Souza (PP), Wederson Lopes (PSC), Cleide Hilário (Republicanos), Lisieux José Borges (PT), Professor Marcos Carvalho (PT) e Dra. Trícia Barreto (MDB). Também participaram os deputados estaduais Amilton Filho (SD) e Coronel Adailton Florentino (PP); o vice-prefeito Márcio Cândido (DEM), a primeira-dama, Vivian Naves; além de secretários e moradores.

Chamada a discursar durante o evento, a vereadora Thaís Souza lembrou das ações conjuntas com Vilma Rodrigues e reafirmou a essencialidade de uma obra como o Centro Dia do Idoso. Vivian Naves disse que foi Vilma Rodrigues quem a levou às creches e asilos, e a atuar na área social. A primeira-dama doou para o acervo do Centro Dia do Idoso o avental que ganhou de presente de Vilma Rodrigues.

O presidente da Câmara, Leandro Ribeiro, disse que o Poder Legislativo se sente contemplado com a inauguração desta obra social pensada pela vereadora Vilma Rodrigues. E reconheceu o esforço da administração municipal em construir o Centro Dia do Idoso com recursos próprios. Os vereadores ressaltaram que além do fator sentimental envolvido neste projeto, o Centro Dia vai ajudar a garantir assistência de qualidade aos idosos, sem afastá-los da convivência familiar.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)

registrado em: