Câmara debate valorização dos servidores administrativos da educação

por cma — publicado 21/09/2012 00h00, última modificação 08/06/2016 10h06
Audiência pública reuniu vereadores, secretária de Educação e membros de sindicatos pra discutir alterações no Plano de Cargos e Salários A Câmara Municipal realizou uma audiência pública na manhã desta sexta-feira (21/09) para debater sobre a valorização dos profissionais administrativos da educação no município de Anápolis. A iniciativa foi proposta pelo vereador Sírio Miguel (PSB), através de manifestação de membros do Sindicato dos Trabalhadores de Estabelecimentos de Ensino de Anápolis (SINTEA). Participaram da discussão os vereadores João Feitosa (PP), Mirian Garcia (PSDB) e Gina Tronconi (PPS), a secretária municipal de Educação Virgínia Melo, o presidente do SINTEA Haroldo Divino dos Santos, representantes do Sindicato dos Professores e funcionários de estabelecimentos de ensino.
Câmara debate valorização dos servidores administrativos da educação

Câmara debate valorização dos servidores administrativos da educação

Os interesses do SINTEA para a realização da audiência são incluir no Plano de Cargos e Salários do magistério os servidores técnico-administrativos; garantir a titularidade dos servidores; implementar o adicional de difícil acesso; ajuste salarial na data-base de janeiro; discutir plano de saúde; melhores condições de trabalho e a gratificação em cargos de responsabilidade.

Sírio Miguel ressaltou ser necessário reconhecer os avanços do município na área da educação em Anápolis, mas que há ainda outros serviços que podem beneficiar a população. “Existem outros fatores importantes que contribuem para que a educação no nosso município seja feita com eficiência”, ressaltou. O parlamentar disse que é possível solucionar demandas imediatas ainda nesta gestão. “O Executivo e o Legislativo entendem a importância deste diálogo”.

A secretária de Educação, Virgínia Melo, reconheceu a importância do debate e afirmou que o Executivo está aberto a ouvir as necessidades da categoria. “O que for possível fazer até o final da nossa gestão, agora em 2012, vamos tentar viabilizar”. Virgínia reforçou que “se a parte administrativa funciona bem” os resultados são melhores. “Os compromissos que posso assumir são datados e estamos em período eleitoral. Então isso exige um certo cuidado”.

Sobre as alterações acerca do Plano de Cargos e Salário a Secretária informou aos presentes que é preciso tempo inclusive para que a Lei seja aprovada. “O momento é oportuno e o local ainda mais certo, porque as mudanças serão aprovadas na Câmara. Os servidores precisam ter um retorno justo para o trabalho que estão realizando”. Virgínia pediu que a categoria forme uma comissão para encaminhar à Secretaria as propostas para que, assim, sejam tomadas as providências legais e até mesmo um cronograma de ação.

A vereadora Gina Tronconi afirmou que não somente os servidores da educação, mas de todos os outros setores precisam ser valorizados. “Realmente esta questão deixou a desejar quando o Plano de Cargos e Salários foi aprovado. Mas é uma bandeira que vamos defender porque entendemos a reivindicação destes profissionais”, disse.

João Feitosa também lembrou que o momento é oportuno para a discussão. Segundo o progressista, o debate “serviu para sensibilizar os gestores para a valorização dos profissionais”. Feitosa acrescentou que acredita ser possível atender as demandas da categoria. “Esta administração tem demonstrado vontade em agir a favor da educação e abraçará esta causa também”.

Sírio Miguel propôs uma reunião na próxima semana com membros do SINTEA, Sindicato dos Professores, representante da secretaria de Educação e do Legislativo para discutir melhor as propostas. O socialista pediu a colaboração dos demais parlamentares presentes para que, caso haja um acordo, a Lei possa ser alterada nesta legislatura. “Vamos conversar e analisar cada proposta. É um assunto que envolve também a secretaria de Planejamento. O primeiro passo já foi dado”, encerrou o propositor.

 

 

 

registrado em: