Câmara debate valorização dos servidores administrativos da educação
Os interesses do SINTEA para a realização da audiência são incluir no Plano de Cargos e Salários do magistério os servidores técnico-administrativos; garantir a titularidade dos servidores; implementar o adicional de difícil acesso; ajuste salarial na data-base de janeiro; discutir plano de saúde; melhores condições de trabalho e a gratificação em cargos de responsabilidade.
Sírio Miguel ressaltou ser necessário reconhecer os avanços do município na área da educação em Anápolis, mas que há ainda outros serviços que podem beneficiar a população. “Existem outros fatores importantes que contribuem para que a educação no nosso município seja feita com eficiência”, ressaltou. O parlamentar disse que é possível solucionar demandas imediatas ainda nesta gestão. “O Executivo e o Legislativo entendem a importância deste diálogo”.
A secretária de Educação, Virgínia Melo, reconheceu a importância do debate e afirmou que o Executivo está aberto a ouvir as necessidades da categoria. “O que for possível fazer até o final da nossa gestão, agora em 2012, vamos tentar viabilizar”. Virgínia reforçou que “se a parte administrativa funciona bem” os resultados são melhores. “Os compromissos que posso assumir são datados e estamos em período eleitoral. Então isso exige um certo cuidado”.
Sobre as alterações acerca do Plano de Cargos e Salário a Secretária informou aos presentes que é preciso tempo inclusive para que a Lei seja aprovada. “O momento é oportuno e o local ainda mais certo, porque as mudanças serão aprovadas na Câmara. Os servidores precisam ter um retorno justo para o trabalho que estão realizando”. Virgínia pediu que a categoria forme uma comissão para encaminhar à Secretaria as propostas para que, assim, sejam tomadas as providências legais e até mesmo um cronograma de ação.
A vereadora Gina Tronconi afirmou que não somente os servidores da educação, mas de todos os outros setores precisam ser valorizados. “Realmente esta questão deixou a desejar quando o Plano de Cargos e Salários foi aprovado. Mas é uma bandeira que vamos defender porque entendemos a reivindicação destes profissionais”, disse.
João Feitosa também lembrou que o momento é oportuno para a discussão. Segundo o progressista, o debate “serviu para sensibilizar os gestores para a valorização dos profissionais”. Feitosa acrescentou que acredita ser possível atender as demandas da categoria. “Esta administração tem demonstrado vontade em agir a favor da educação e abraçará esta causa também”.
Sírio Miguel propôs uma reunião na próxima semana com membros do SINTEA, Sindicato dos Professores, representante da secretaria de Educação e do Legislativo para discutir melhor as propostas. O socialista pediu a colaboração dos demais parlamentares presentes para que, caso haja um acordo, a Lei possa ser alterada nesta legislatura. “Vamos conversar e analisar cada proposta. É um assunto que envolve também a secretaria de Planejamento. O primeiro passo já foi dado”, encerrou o propositor.