Câmara confere Moção de Aplausos em referência ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Em solenidade realizada na noite de quarta-feira (3.mai), a Câmara entregou Moção de Aplausos para pessoas que estão a frente dos cuidados de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em referência ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil, celebrado em 18 de maio.
A iniciativa, proposta pela vereadora Seliane da SOS (MDB) tem como objetivo trazer visibilidade ao tema. “A campanha nacional ocorre durante todo mês para conscientizar à população sobre a importância de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. A cor laranja é escolhida para representar a campanha porque simboliza a alegria. Temos que preservar o futuro de nossas crianças”, disse a vereadora.
A solenidade foi conduzida pelo vice-presidente da Casa, Jakson Charles (PSB). O vereador ressaltou que as políticas públicas são superficiais, e reforçou que é necessário trabalhar com a prevenção.
A vereadora Cleide Hilário (Republicanos), o vereador Reamilton Espíndola (Republicanos) participaram da solenidade e destacaram a importância de trazer o debate para o Legislativo Municipal.
A advogada Danielle Nava, da Associação Artemis, disse que trazer o debate para o poder público é muito relevante. “Quando falamos, protegemos ainda mais nossas crianças, pois elas sentem mais segurança para denunciar. O silêncio só protege o abusador”, declarou. A Associação Artemis criou o projeto Almofada Legal, que tem o objetivo de alertar crianças, pais e a comunidade escolar para identificar abusos físicos, sexuais e psicológicos.
A delegada titular da Delegacia da Infância e Juventude, Kênia Segantine, lembrou que atualmente a internet se tornou um meio de abuso sexual. “O abusar pode estar dentro da nossa casa, de forma presencial ou virtual”, afirmou.
O presidente do Instituto Family, Samuel Rolindo Gomes disse que o combate é diário, e o instituto luta pelo combate fazendo prevenções nas escolas. Tentamos identificar as vítimas. A cada três crianças, uma é vítima de abuso sexual. Precisamos dar visibilidade a essas crianças, que precisam ser vistas e cuidadas”, concluiu.
Veja a Lista de homenageados:
Cláudia Cristine Correia de Andrade
Cleide Maria Rolindo
Cleide Nascimento Melo Mota
Cristiane Maira NolêtoPontes
Daniele Pereira e Silva
Danielle Ferreira Silva
Danielle Pereira Nava
Dr. Carlos José Limongi Sterse
Dra Kênia Segantine
Dra Maysa Morgana Chaves
Edirene Borgesde Moraes
Eerizânia Eneas de Freitas
Erci Maria de Oliveira Lopes
Eryka Cristine Pereira Ribeiro
Glaúcia Cristiane Correa de Andrade Carvalho
Ingryd Santos da Silva
Iuri Carvalho Lima Galvão
José Carlos Santos Araújo Júnior
Juliano Porto
Jusceliane Vieira de Oliveira Teles
Leandro Crosara
Silva Luciana Bernardes da Cunha Rua
Márcia Jacinta
Marinete Carvalho Ramos
Marta Valériade Jesus Alves
Mônica Cristina de Moura
Marta Maria Martins
Rafaella Gabrielle Amaro Rodrigues
Samuel Rolindo Gomes
Sandra Mara Prudente Mamede
Sebastiana Donizete Silma Venâncio de Sousa
Sueli Alexandre Ribeiro
Valdeir Leite dos Santos