Câmara conclui audiências públicas que debateram possível implantação da Guarda Municipal
A quinta e última audiência pública para debater uma possível instalação da Guarda Municipal em Anápolis foi realizada na noite de terça-feira (22.ago), no plenário Teotônio Vilela. A iniciativa para os encontros foi proposta pelo presidente Domingos Paula (PV), em março deste ano.
O requerimento nº 1411 foi aprovado em plenário no dia 8 de março e estabelecia as audiências para colher a opinião da comunidade em relação à possibilidade de criação da Guarda Municipal ou ampliação da Força Tática, um convênio da PM com a Prefeitura de Anápolis.
As audiências foram realizadas nos seguintes bairros de Anápolis: Recanto do Sol (13 de abril), Jardim Alvorada (10 de maio), Calixtópolis (16 de maio) e Vila Nossa Senhora D’Abadia (18 de agosto).
Em todas elas, aconteceram debates com a oportunidade de fala franqueada aos moradores. Ao final, os presentes puderam votar. Na última audiência os envelopes foram abertos na presença de todos. A contagem dos votos foi acompanhada por um representante da OAB Anápolis, Carlos Eduardo Gonçalves, e pelo presidente do Conama (Conselho das Associações de Moradores de Anápolis), João Capela, além de cidadãos que acompanhavam a sessão.
O resultado apurado foi o seguinte: 69,57% escolheram a opção de ampliação da Força Tática Municipal, em parceria com a PM; 29,35% votaram pela criação da Guarda Municipal; e 1,08% dos votos foram anulados.
Segundo Domingos Paula, o próximo passo é apresentar ao Executivo o que aconteceu nas audiências e também mostrar o que foi decidido em votação. “Eu, como presidente do Legislativo, vou defender a escolha da população”, ressaltou.
A audiência pública no plenário Teotônio Vilela teve as presenças dos vereadores Policial Federal Suender (PRTB), Reamilton Espíndola (Republicanos), Cabo Fred Caixeta (Avante), José Fernandes (MDB) e João Feitosa (PP). Também compareceu o assessor especial para Assuntos Legislativos da Prefeitura de Anápolis, Luiz Lacerda.
O secretário Executivo da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Danilo César, também esteve no evento na Câmara de Anápolis e teve oportunidade de fala, com exposição de um vídeo apresentando a força de segurança que existe hoje na capital. O presidente da Associação dos Servidores da Guarda Municipal de Goiânia, Makes Paulo, também acompanhou a audiência pública.