Câmara concede título de cidadão benemérito ao capoeirista Evandro Assis Silva, o Zulu

por geovana — publicado 25/06/2019 15h05, última modificação 25/06/2019 15h20
Câmara concede título de cidadão benemérito ao capoeirista Evandro Assis Silva, o Zulu

Câmara concede título de cidadão benemérito ao capoeirista Evandro Assis Silva, o Zulu

Foi através da iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereador Leandro Ribeiro (PTB), que Evandro Assis Silva, o Zulu, se tornou cidadão benemérito da comunidade. O título foi concedido em sessão solene realizada na noite de segunda-feira (24.jun), e contou com a presença do vereador Domingos Paula (PV), amigos, familiares, alunos e ex-alunos do homenageado.

A honraria é concedida às pessoas que tenham colaborado para o desenvolvimento do município sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais, que colaboram para o crescimento local através de relevantes serviços prestados.

O presidente Leandro Ribeiro ressaltou que o Poder Legislativo não serve apenas para desenvolver projetos, mas também, para prestigiar personalidades que contribuem para a cidade. O vereador comentou que mestre Zulu é uma prova de como uma pessoa pode vencer na vida. “Zulu é mestre de capoeira tradicional em Anápolis. Formou muitos jovens, contribuindo para que eles escolhessem o caminho certo. Hoje ele é referência como personal trainer na cidade. Sua história é de muita garra e luta. Enquanto estudava, levava seus três filhos por não ter com quem deixar. Ele jamais desistiu de seus sonhos. Hoje é referência para todos nós”, destacou.

Durante a solenidade, Leandro Ribeiro lembrou da história da capoeira no Brasil, que foi introduzida no país na época dos escravos e foi proibida até a década de 1930, quando a prática foi liberada pelo então presidente Getúlio Vargas.

Os alunos e familiares do homenageado comentaram sobre o exemplo de vida e inspiração de Zulu, formando homens de bem. Eduardo Cassimiro, primo de Zulu, disse que ele sempre contribuiu para levar os jovens ao caminho certo, através do esporte. “Ele sempre foi muito dedicado em tudo o que faz. Extremamente profissional. É um cidadão que deixa um legado muito grande, elevando o nome de Anápolis para todos os lugares”, afirmou.

O novo cidadão benemérito da comunidade disse que este é um momento único e se sente lisonjeado por ter sua trajetória reconhecida. “Sou muito grato ao vereador Leandro Ribeiro, por me agraciar com esse título. Esta é a realização de um sonho. Já sofri muito preconceito. Nas décadas de 1980 e 1990 a capoeira sofria muita resistência nas academias. Com o passar do tempo, as portas começar a se abrir, e durante o auge da capoeira no Brasil, depois de 1994, as pessoas passaram a se interessar pelo esporte. Nunca esperei chegar onde estou hoje. Agraço muito pelo reconhecimento”, disse.

 

Currículo do homenageado

 

Evandro Assis Silva, conhecido como Professor Zulu, nasceu em 19 de abril de 1967.

Anapolino, filho mais novo de Irene Cassimiro Silva e Francisco de Assis Silva, em uma família de três irmãos.

Começou na capoeira com o finado Mestre Espiga. Mas foi em 1992 que encontrou a verdadeira Capoeira ingressou na Associação de Mestre Camisa, ESCOLA ABADÁ CAPOEIRA e começou a treinar com o Mestre Charm, em Goiânia/GO.

Bacharel em Educação Física pela Faculdade Unievangélica de Anápolis.

Ministrou aula em diversas academias e associações de Anápolis, sendo 10 anos somente no SESC.

Sua vida sempre foi dedicada à capoeira e a sua família.

Casado com Ruibineia Monteiro Souza. É pai de cinco filhos: Murylo (IN MEMORIAN), Brenda, Bruna, Victor e Cauã e avô de Alice Horrana de 3 aninhos.

Nesses 30 anos de capoeira, 20 deles foram dedicados à Escola Abadá – Capoeira, sendo considerado um dos melhores corda marrom da escola ABADÁ.

Já viajou por todos estados do Brasil e vários países da Europa representando o Brasil e Anápolis com a capoeira.

Formou vários alunos graduados, atualmente divide sua vida e seus dias como filho, marido, pai, avô capoeirista, personal trainer e atleta.

Em janeiro de 2019 se consagrou campeão dos JOGOS DE VERÃO de 2019 da escola ABADÁ CAPOEIRA na cidade do Rio de Janeiro na categoria BAOBÁ.

 

 Foto: Ismael Vieira