Câmara concede título de cidadania anapolina ao comandante da Base Aérea Paulo Roberto Cursino

por Geovana de Bortole publicado 10/06/2021 11h15, última modificação 10/06/2021 11h14
Câmara concede título de cidadania anapolina ao comandante da Base Aérea Paulo Roberto Cursino

Câmara concede título de cidadania anapolina ao comandante da Base Aérea Paulo Roberto Cursino (Foto: Ismael Vieira)

Em Sessão Solene realizada na manhã de quinta-feira (10.jun), a Câmara concedeu título de cidadania anapolina ao comandante da Base Aérea Paulo Roberto Cursino dos Santos.

A iniciativa foi da vereadora Dra. Trícia Barreto, que disse que o título é um reconhecimento por todo trabalho prestado pelo homenageado. “Coronel Cursino serviu comigo na Base Aérea, enquanto nós éramos tenentes. Passou sua trajetória por várias unidades do país como comandante. Depois retornou para a cidade como comandante. Ele merece todo nosso reconhecimento, por fazer de Anápolis uma cidade melhor”, declarou a vereadora.

A solenidade foi conduzida pelo vice-presidente da Casa, vereador Domingos Paula (PV). O parlamentar destacou que o título de cidadania anapolina é concedido para pessoas que realizam relevantes trabalhos para a população.  “A vereadora Dra. Trícia foi muito feliz ao escolher seu homenageado. O decreto passou por votação em plenário e foi aprovado por todos os parlamentares. É uma honra para a Câmara Municipal outorgar essa honraria”, disse.

Paulo Roberto Cursino dos Santos é coronel Aviador e atualmente comandante da Base Aérea. O homenageado comentou que se sente honrado em ser reconhecido como cidadão anapolino. “Tive oportunidade de servir por vários anos em Anápolis, e após 15 anos retornei pra essa cidade maravilhosa para comandar a Base Aérea de Anápolis. Me sinto muito honrado por essa deferência. Anápolis sempre morou no meu coração. É uma terra ímpar. O centro logístico do nosso país. Sinto orgulho de ser um cidadão de fato”, afirmou.

Histórico

Paulo Roberto Cursino dos Santos, 47 anos, é coronel aviador e atualmente é comandante da Base Aérea de Anápolis. Natural do Rio de Janeiro. Casado com Mirla Rodrigues Pinto, pai de Pedro e de Davi. Ingressou na Aeronáutica em 1995. Tornou-se Aspirante em 1998, 2º tenente em 1999, 1º tenente em 2011, capitão em 2007, Major em 2012, tenente coronel em 2016 e Coronel em 2020.

Entre os cursos: formação de Oficiais Aviadores, cursos de Tática Aérea, de Comando e Estado-Maior. Tem MBA em Gestão Pública pela Universidade Federal Fluminense; em Planejamento Estratégico pela UNIS de Minas Gerais; e em Ciências da Gastronomia pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong.

Na Universidade Federal de Minas Gerais fez os cursos de Técnico em Eletrônica e Instrumentação Industrial, Desenho Técnico e Industrial, Básico em Eletrotécnica e Microeletrônica, Fotografia e Micro-Fotografia Laboratorial e Hialotécnica, Mecânica e Carpintaria.

Entre outros, fez cursos operacionais de Piloto de Caça, Líder de Esquadrilha da Fumaça, Piloto Operacional de Defesa Aérea, Controlador Aéreo Avançado e Preparação de Instrutores de Voo.

Exerceu várias funções de chefia até chegar ao comando da Base Aérea. Também foi comandante do Esquadrão de Infraestrutura da Base Aérea de Brasília. É autor de publicações com temática voltada ao setor aéreo. Possui mais de 3.300 horas de voo, sendo mais de 1.300 horas na Aviação de Caça.

Recebeu honrarias como Menção Destaque Operacional Ouro do COMGAR; Medalha Militar de Prata; e Medalha-Mérito Santos Dumont.

 

 

registrado em: ,