Câmara concede título de cidadania anapolina a Maria Rosa de Oliveira

por geovana — publicado 19/09/2018 14h18, última modificação 19/09/2018 14h18
Câmara concede título de cidadania anapolina a Maria Rosa de Oliveira

Câmara concede título de cidadania anapolina a Maria Rosa de Oliveira

Por iniciativa do vereador Luzimar Silva (PMN), a Câmara Municipal de Anápolis outorgou título de cidadania anapolina a Maria Rosa de Oliveira em Sessão Solene realizada na noite de terça-feira (18.set).

A solenidade contou com grande participação de amigos do bairro Parque Calixtópolis, onde reside a homenageada há 20 anos. Os filhos, netos, bisnetos e tataraneto de dona Maria Rosa ficaram no destaque do Plenário Teotônio Vilela.

Luzimar Silva conduziu a cerimônia e contou que sua principal motivação para a escolha de Maria Rosa de Oliveira foi sua trajetória de vida. “Sou uma pessoa simples como ela. Muitos colegas preferem homenagear pessoas da alta sociedade, mas optei por alguém com uma história de luta e popular, que está há cinco gerações contribuindo para o desenvolvimento de Anápolis. Acho muito importante ver a união familiar. Estou muito emocionado por este reconhecimento e também por todos os outros vereadores terem votado a favor deste projeto. Posso entregar ainda muitos títulos em meu mandato, mas nenhum será tão bonito quanto este”, declarou o parlamentar.

Aparecida e Jerfirna, irmãs de dona Maria Rosa, e uma de suas netas, Jéssica, fizeram questão de externar em palavras todo amor e gratidão pela homenageada. Em seus pronunciamentos, falaram sobre sua força em manter sempre a família unida.

Muito emocionada, a mais nova cidadã anapolina agradeceu ao vereador Luzimar Silva, familiares e amigos. “Estou muito feliz. É uma honra ser reconhecida como cidadã anapolina. Eu já sentia que Anápolis era minha cidade e agradeço ao Luzimar por tornar isso real”, disse.

 Trajetória

Maria Rosa de Oliveira nasceu em Catalão em 24 de agosto de 1933, onde viveu até os 14 anos de idade. Mudou-se para Anápolis aos 27 anos.

Casou-se aos 16 anos com José Pedro de Morais, onde sempre morou na Zona Rural.

Mãe de 15 filhos, seis deles falecidos; 21 netos, 18 bisnetos e um tataraneto.

Casada por 45 anos, ficou viúva aos 65 anos. Depois da perda, mudou-se para a zona urbana.

Atualmente católica, vive com 8 filhos e 2 netos.

Acorda cedo, cozinha, costura, administra a casa e busca os netos na escola. Aos 85 anos, é muito saudável e alegre.

 

registrado em: ,