Câmara concede certificado Amigo da Saúde Dr.Henrique Santillo

por geovana — publicado 26/08/2019 15h19, última modificação 26/08/2019 15h19
Câmara concede certificado Amigo da Saúde Dr.Henrique Santillo

Câmara concede certificado Amigo da Saúde Dr.Henrique Santillo

Por iniciativa do vereador Lélio Alvarenga (PSC), a Câmara Municipal de Anápolis realizou sessão solene na noite de sexta-feira (23.ago) para conferir o certificado Amigo da Saúde Dr. Henrique Santillo.

O objetivo é do certificado é homenagear anualmente profissionais da área da saúde que tenham prestado relevantes serviços à comunidade em sua área de atuação. São homenageados os seguintes profissionais: médico, enfermeiro padrão, técnico de enfermagem, técnico em Radiologia, técnico em Laboratório, atendente, Odontólogo, Fisioterapeuta, Farmacêutico/Bioquímico e Biomédico.

De acordo com o vereador Lélio Alvarenga destacou que tem como prioridade reconhecer o trabalho de profissionais que cuidam da saúde dos anapolinos. “Precisamos valorizar todos que cuidam de nossa saúde, desde a atenção básica, diagnósticos, ao tratamento e recuperação. Esses profissionais são todos missionários da saúde em Anápolis, e fazem tudo com muito amor, por isso merecer essa homenagem”, afirmou.

A solenidade foi presidida pela vereadora Thaís Souza (PSL) e contou com a participação dos vereadores Deusmar Japão (PSL) e Teles Júnior (PMN).

Teles Júnior lembrou da importância do Poder Legislativo em reconhecer os profissionais que trabalham na área. “Esse também é trabalho do Câmara Municipal. Reconhecemos e valorizamos pessoas que representam todos da categoria”, falou.

Um dos homenageados da solenidade, o ginecologista obstetra Maurício Machado da Silveira, contou que se sente muito honrado em receber um certificado que leva o nome de Dr. Henrique Santillo. “Ele foi um grande homem, grande médico e um grande gestor da saúde, não só em Anápolis, como no País. Estou muito feliz com a iniciativa do Lélio Alvarenga e com a indicação da cunhada dele, Onaide Santillo, com quem trabalhei por vários anos”, disse.

Para o cirurgião pediátrico Olegário Indemburgo da Silva Rocha Vidal, “Agradeço ao vereador Lélio Alvarenga por referenciar meu nome a esse título, que leva o nome de um profissional brilhante, que honrou a classe médica. Em minha opinião, depois do professore, a profissão mais nobre que existe é a medicina. Para mim é sempre motivo de honra receber um certificado tão importante, ainda mais por levar o nome de Dr. Henrique”, comentou.

 Homenageados

DANIANNE MARINHO E SILVA (fisioterapeuta)

ELÁDIO FERNANDES DE CARVALHO JÚNIOR (Farmacêutico)

ÉRICA RODRIGUES DIAS (Coordenadora de Atenção Básica e Assistência à Saúde)

KAREM DE MOURA (Psicóloga)

LUCAS LEITE DE AMORIM (médico, secretário municipal da Saúde)

MANOEL EURÍPEDES BASTOS DE OLIVEIRA (Técnico de Tadiologia)

MÁRCIA DA SILVA (Fisioterapeuta)

MARIA EUNICE FREITAS MENDES (Técnica de Laboratório)

MAURÍCIO MACHADO DA SILVEIRA (Médico)

MIGUEL ANTÔNIO ANDRÉ (Odontólogo)

OCELIA MOTA DE BASTOS (Enfermeira padrão)

OLEGÁRIO INDEMBURGO DA SILVA ROCHA VIDAL (Médico)

ROSEMEIRE LEÃO (Técnica de enfermagem)

SHEYLLE ALMEIDA DA SILVA TELES (Nutricionista)

TÂNIA DE MORAIS RODRIGUES (Atendente)

TEREZA RAQUEL MENDES COSTA (Biomédica)

 Dr. Henrique Santillo

Nasceu em Ribeirão Preto (SP), em 23 de agosto de 1937. Filho de Virgínio Santillo e Elydia Maschietto Santillo. Irmão de Adhemar e Romualdo Santillo. Foi casado com dona Sônia Célia Santillo, com quem teve 5 filhos: Elídia Célia, Sônia Míriam, Carlos Henrique, Carla Cíntia e Virgínio Neto. Graduou-se em medicina em 1963, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi médico voluntário na Santa Casa de Misericórdia, Hospital da Criança na Vila Jaiara e em seu consultório particular. Foi vereador, prefeito de Anápolis, deputado estadual, deputado federal, governador de Goiás, senador e ministro da Saúde.

Foto: Ismael Vieira