Câmara concede certificado “São Francisco de Assis” a protetores de animais

por geovana — publicado 02/05/2019 14h35, última modificação 07/05/2019 00h19
Câmara concede certificado “São Francisco de Assis” a protetores de animais

Câmara concede certificado “São Francisco de Assis” a protetores de animais

Por iniciativa da vereadora Thaís Souza (PSL), a Câmara Municipal de Anápolis realizou sessão solene na noite de terça-feira (30.abr), para comemorar o Dia Municipal dos Protetores de Animais.

A cerimônia conferiu certificado “São Francisco de Assis” às personalidades que fortalecem às ações de proteção animal na cidade.  A vereadora Thaís Souza é autora da Lei n. 3.976/2018, que incluiu no Calendário do Município de Anápolis o Dia Municipal dos Protetores de Animais, celebrado e 14 de março.

A solenidade foi conduzida pela propositora da homenagem, vereadora Thaís Souza, e contou com a presença dos vereadores Domingos Paula (PV) e Lélio Alvarenga (PSC). A Mesa Diretora foi composta pelos parlamentares e por Cláudia de Aguiar Martins Gontijo, presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB Anápolis; Fabiana Galetti, diretora da ONG SOS Animas; Vera Lúcia Lourenço Dias, diretora do Centro de Zoonoses e Elane Fragola, protetora dos animais. 

Esta é a primeira homenagem oficial aos protetores da causa. Para Thaís Souza, a conquista é uma vitória de seu mandato. “É um dia histórico, pois é a primeira vez que esta Casa de Leis recebe esta honraria. Precisamos valorizar essas pessoas, que dedicam seu tempo, seu dinheiro, realizando um trabalho em prol dos animais desta cidade. Animais nas ruas é um problema de saúde pública, e essas pessoas contribuem também com isso, beneficiando a cidade.

Em seu discurso, a vereadora ressaltou sobre a união das pessoas que cuidam dos animais, e falou que esta luta deveria ser da sociedade e lembrou que o processo de criação e execução de leis é muito burocrático. “Tenho vários projetos de lei que ainda tramitam nesta Casa. Mas acredito que um benefício essencial que precisamos é a castração gratuita. Hoje falo com muita vergonha que em nenhuma cidade do estado de Goiás conta com isso. Muitos municípios do estado de São Paulo contam com a castração gratuita. Continuarei lutando sempre”, destacou.

O protetor de animais Alessandro Vieira contou que sempre foi apaixonado por animais, desde criança e sempre resgatou os bichos de rua. “Mas infelizmente não podemos atender a todos, pois nossa casa seria um depósito de animais. Geralmente castro, vermífugo e procuro um dono, que seja responsável e que adote com consciência. Além disso, sou jornalista, e um dos papéis mais importantes é colaborar com o trabalho das ONGs através da imprensa. Além do meu trabalho como protetor, busco levar as informações de ajuda, de resgate, e de donos que precisam de auxílio para que possam continuar com seu trabalho”, afirmou.

Irene Maria Galvão, que também é colaboradora da causa, contou que se sente muito alegre em contribuir em prol dos animais, mas enfrenta muitas dificuldades. “Pegar um bicho a rua, que muitas vezes está machucado, perdido, abandonado, e poder dar um pouco de dignidade a ele, é muito gratificante. É um trabalho muito árduo. Não recebemos ajuda de ninguém. O abandono e os maus tratos estão intensos na cidade. pegamos animais muito debilitados. Conseguir tratar, dar dignidade e encontrar um lar é muito complicado. Já estou há algum tempo na causa e hoje me sinto muito feliz em receber uma homenagem por aquilo que faço por amor”, detalhou.

A homenageada Valdeth Pereira Watanabe disse que as pessoas conhecem seu trabalho como protetora, e por isso deixam animais em sua porta. “Sempre me deparo com caixas de animais abandonados em meu portão. Acolho os bichos, compro leite especial, e vou cuidando. Quando vou doar, ninguém quer. Hoje tenho 19 gatos e 11 cachorros. Meus vizinhos me ajudam, mas me encontro muito muitas dificuldades com alimentação e medicamentos. Infelizmente não tenho espaço suficiente para acolher todos. As pessoas deveriam ter mais amor no coração, e não fazer maldades com animais”, afirmou.

Veja a lista de homenageados:

- Alessandro Gonçalves Vieira

- Ana Maria da Silva B. Fleury

- Ana Carolina Carnielo de Oliveira Fragola

- Anna Carollina Barbosa Gomes

- Beatriz Maria de Jesus Oliveira

- Beatriz Nabbuco

-Claudia Isecké Borges

-Eleovaldo Leite Ferreira

- Eni Dell Nullins Fonseca

- Erika de Paula Santos

- Eugênia Maria de Sousa Holanda dos Santos

- Francisco Welligton Barbosa Sampaio

- Gustavo Moreira da Cunha

- Gustavo Raphael de Oliveira

- Geórgia de Alvarenga Sampaio

- Irene Romero de Jesus

- Irene Maria Galvão

- Ireni Alves Gandra

- Jane Lorena Mocellin Pires

- João Adriano de Oliveira

- João Paulo Alvim Cappele

- João Lucas Santos Oliveira

- Jonathas Pereira Dantas

- Josefa B. da Silva Fernandes

-José Luiz Grandelle

-José Wilson de Oliveira

-Kamilla Cristina Plácido Costa

- Lays Caroline Isecké Borges

- Lorena Montalvão Batista

-Lorenzo de Alvarenga Sampaio

- Luís Brandão da Rocha

- Marcos Fernandes Bruço

-Marie Cristine Silva Corrêa

-Matheus de Medeiros Trajano

- Neila Francisco Carmo

- Osvaldo Gomes Pinto

- Paulo Sousa Santos

- Rayara Aparecida da Silva Lopes

- Rebeca Lopes Batista

- Sandra Batista

-Tânia Gonçalves de Assis

- Valdeth Pereira Watanabe

- Valdir Fernandes Maia

- Vinícius Marra Costa

-Weslane Pereira Nunes

- Waldelice Soares Silva

-Wania Lima de Oliveira

 

 

Foto: Ismael Vieira