Câmara comemora os 47 anos da ALA 2 e 40 anos do GDA

por geovana — publicado 24/04/2019 14h31, última modificação 24/04/2019 14h31
Câmara comemora os 47 anos da ALA 2 e 40 anos do GDA

Câmara comemora os 47 anos da ALA 2 e 40 anos do GDA

Em sessão solene realizada na noite de terça-feira (23.abr), a Câmara Municipal de Anápolis celebrou os 47 anos da ALA 2 (Base Aérea de Anápolis) e os 40 anos do 1º Grupo de Defesa Aérea (GDA) – Esquadrão Jaguar.

A iniciativa foi do vereador Wederson Lopes (PSC), com respaldo unanime dos demais parlamentares, e prestigiada por militares da unidade.

Wederson Lopes contou que a história da ALA 2, antiga Base Aérea, se confunde com a trajetória de Anápolis. “A cidade viveu um novo momento desde que a Base Aérea foi implantada há 47 anos. Nós, vereadores, representantes da população, achamos justo a cada ano fazer essa homenagem para a unidade e para as pessoas que fazem parte deste projeto, que realiza um excelente trabalho. Estamos reconhecendo a importância da Base Aérea e do GDA, para o desenvolvimento da cidade, além de sua grande proteção, que dispõe para toda a Nação Brasileira”,

Para o Chefe do Estado Maior da ALA 2, Tenente Coronel Aviador Paulo Cézar Fischer da Silva, contou que é extremamente motivante receber homenagem do Poder Legislativo pela celebração da data. “Ter esse reconhecimento dos vereadores, que representam a população anapolina, é muito gratificante. O relacionamento da Base Aérea com a cidade vem desde de sua criação. Existe um vínculo muito grande. As pessoas têm uma participação dentro da Base, como por exemplo a formação de todos os soldados, e através de relacionamentos com instituições militares, forças auxiliares, delegacias civis e também associações, que mantemos contato diário com a comunidade anapolina”, destacou.

O Comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea (GDA), Tenente Coronel Aviador Danilo Popp Lucas, lembrou que Anápolis foi escolhida para ser sede da Base Aérea por sua localização, perto de Brasília. “Nossa principal missão é a manutenção da soberania do espaço aéreo nacional, realizando a defesa da Pátria. Temos uma aeronave pronta 24 horas por dia para defender qualquer ameaça a nossa Capital Federal e toda região Centro-Oeste”, detalhou.

O comandante disse que o grupo recebe a homenagem com muita alegria. “Servimos a população, e receber um reconhecimento como este é sinal de parceria entre a cidade, Base Aérea e o Esquadrão. A cidade contribuiu muito para a criação e desenvolvimento, e sabemos que nós também colaboramos com o crescimento da cidade”, comentou.

Também presente na solenidade, o vereador Lélio Alvarenga (PSC) falou que é importante esta Casa de Leis reconhecer a importância desta unidade militar. “Ela presta um trabalho imprescindível não somente para Anápolis, como para todo Brasil. Cumprimento a ALA 2 e o GDA por suas existências, que é um grande orgulho para os anapolinos, e agradecemos a aeronáutica por ter escolhido nossa cidade”, finalizou o parlamentar.

 Histórico

A construção da Base Aérea de Anápolis começou em 9 de fevereiro de 1970. Tornou-se operacional em 23 de agosto de 1972. Para operar os F-103 foi instalada a 1ª Ala de Defesa Aérea (ALADA), desativada em 19 de abril de 1979, transferindo sua missão para o 1º Grupo de Defesa Aérea. Em 2006 passou a operar o Mirage 2000. A criação de ambas a unidades está relacionada, entre outros aspectos, à defesa da Capital Federal.

A partir de 2000, a Base Aérea de Anápolis passou a abrigar também, o 2ֻº/ 6º Esquadrão Guardião, que opera o E-99 e o R-99, que integra o Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM). Em  2017 o 1º/6º GAv – Esquadrão Carcará, foi remanejado de Recife para Anápolis, como projeto de renovação da FAB, que também estabeleceu a alteração da denominação da BAAN, que passou . a ser chamada ALA 2.

A ALA 2 agora se transforma em um complexo operacional da Força Aérea Brasileira (FAB), na iminência de receber as aeronaves F-39 Gripen e também a primeira aeronave KC-390, o que vai reforçar seu potencial estratégico.

Também foi ativado o 3ºGrupo de Defesa Antiaérea – Grupo Defensor subordinado administrativamente à ALA 2.