Câmara celebra Dia do Pastor Evangélico com homenagens a líderes religiosos

por marcos — publicado 24/06/2019 15h02, última modificação 24/06/2019 15h02
Câmara celebra Dia do Pastor Evangélico com homenagens a líderes religiosos

Pastores homenageados na Sessão Solene de iniciativa do vereador Teles Júnior (Foto: Ismael Vieira)

A Câmara Municipal de Anápolis realizou Sessão Solene, na manhã desta segunda-feira (24.jun), para celebrar o Dia do Pastor Evangélico, com homenagens a líderes religiosos protestantes de diferentes igrejas de Anápolis.

A iniciativa para a realização do evento partiu do vereador Teles Júnior (PMN), que exaltou o papel do pastor como aquele que não somente orienta os fiéis através dos ensinamentos da bíblia, mas que cumpre outras funções relevantes na sociedade.

“Trata-se também do reconhecimento dos trabalhos sociais feitos pelos senhores, bem como a posição de esteio ético e moral que ocupam na sociedade. Os pastores são importantes para o desenvolvimento do nosso município ao longo da história”, ressaltou Teles.

O vereador Domingos Paula (PV) falou sobre o papel fundamental dos líderes religiosos para a composição de um lar e, por consequência, para formação de uma comunidade. Já Américo Ferreira (PSDB) frisou a importância dos pastores para o que Anápolis se tornou como cidade.

Também em discurso, João da Luz (PHS) comentou a importância dos pastores para pacificar a sociedade atual. O vereador Pastor Elias (PSDB) relatou que sua escolha de entrar na política veio acompanhada da decisão de se manter como líder religioso.

“Tenho lutado durante o mandato para demonstrar o que eu sou. Primeiro sou pastor, depois sou vereador”, disse Pastor Elias, que comemorou a marca de 688 cultos realizados em seu gabinete desde o início da legislatura.

O diretor de Ações Governamentais da Prefeitura de Anápolis, Gérson Santana, ex-presidente da Câmara Municipal, disse que os pastores homenageados pelo Legislativo representam um grupo seleto que tem ajudado a construir uma sociedade melhor.

“Parabéns ao vereador Teles pela iniciativa. É importante homenagear quem tem pregado a palavra do Senhor, conduzido vidas no caminho de Deus”, frisou Gérson, que também citou o exemplo de seus pais como vidas dedicadas à igreja, pastores Benedito e Leonilda, com 83 anos de vida, 63 anos de casados e 59 anos de ministério.

O ex-vereador Pastor Wilmar Silvestre também falou sobre o papel do líder religioso para a sociedade, que segundo ele é diferente de qualquer outra função, pois não tem hora e nem dia para ajudar o próximo. “Ninguém quer ser pastor, todos são convocados, são chamados pelo Senhor para aconselhar o seu rebanho”, completou.

O presidente do Conselho de Pastores de Anápolis (CPA), pastor Leordino Lopes, disse que os líderes religiosos cumprem a missão mais importante que alguém pode exercer, que é de salvar vidas. “Lembro também que o pastor não anda apenas com a bíblia na mão, mas com a palavra de Deus no coração”.

Leordino frisou o “trabalho maravilhoso” realizado pelos pastores, que cuidam de pessoas e famílias, sobretudo em bairros mais carentes. Ele comentou que mais do que levar o alimento através da doação de uma cesta, por exemplo, o pastor tem a função de ministrar uma palavra de fé àqueles que necessitam.

Escolhida para falar em nome dos homenageados, a pastora Valdinéia Pinheiro Silva contou um pouco da sua trajetória de vida, que se confunde com a igreja. “Fui batizada em 18 de abril de 1958, nesse córrego que corta a cidade [Córrego das Antas], quando as mulheres ainda lavavam roupas ali”.

Ela disse que como pastora, tem feito a diferença, e que diz isso não por soberba ou orgulho, “mas por ter Deus” em sua vida. “Trabalhar para o reino de Deus é a melhor coisa que eu faço, é o mais importante da minha vida. Sou conquistadora de vidas para o reino de Deus. Isso é lindo e maravilhoso”.

Também estiveram presentes no evento o diretor de Obras da Prefeitura de Anápolis, Luiz Henrique, e o radialista Márcio Sousa, que representou o vice-prefeito Márcio Cândido.

Os homenageados

Pastor Dima dos Santos Ferreira
Pastora Valdinéia Pinheiro Silva
Pastor Hildomar Alves da Silva
Pastor Lucas Quintino Pereira
Pastor Alvino da Silva Oliveira
Pastor Lee Vargas de Almeida
Pastor Maxwel Belmiro Lopes
Pastor Iraldo Manoel dos Santos
Pastor Egil Bernardes
Pastora Gabriela Albertin
Pastor Enoque Gomes de Moraes
Pastor Luiz Rosa de Araújo
Pastor Márcio Cândido da Silva
Pastor Itamar Alves Lopes
Pastor Erli Gomes Ferreira
Pastor José do Carmo
Pastor Heleno Barbosa de Deus
Pastor Fernando Gomes de Andrade
Pastor Altamiro Barbosa dos Santos
Pastor Elias Garcia Fernandes
Pastor Everton Melo Queiroz
Pastor Geraldo Inácio Bastos
Pastor Derci Bento de Almeida
Pastor Adenir Martins
Pastor Marcelo Milhomem Siqueira
Pastor Ednaldo Augusto de Oliveira
Pastor Nilton dos Santos Junqueira
Pastor Gilson Orlando de Souza
Pastor Carlitos de Souza França
Pastor Victor Hugo Marques de Queiroz
Pastor Leordino Lopes