Câmara assina protocolo de intenções para implementação de canal de TV aberta

por geovana — publicado 06/06/2019 18h10, última modificação 07/06/2019 15h09
Câmara assina protocolo de intenções para implementação de canal de TV aberta

Câmara assina protocolo de intenções para implementação de canal de TV aberta

Depois de 39 anos, Anápolis ganha mais um canal aberto de televisão. Um momento histórico para as ações de transparência dos atos do Poder Legislativo municipal assim como para a comunicação anapolina. Na tarde desta quinta-feira (06.jun), o presidente da Câmara de Anápolis, vereador Leandro Ribeiro (PTB), e o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira (PSB), assinaram protocolo de intenções para cooperação técnica entre ambas as Casas legislativas, para a implantação do Canal 46 Digital em TV aberta da Câmara Municipal de Anápolis. O ato, realizado na sala da presidência da Alego, contou ainda com a participação dos vereadores Pedro Mariano (PRP), Thais Souza (PSL), Elinner Rosa (MDB), Lélio Alvarenga (PSC), Pastor Elias Ferreira (PSDB) e João da Luz (PHS).

Também prestigiaram o ato os deputados estaduais de Anápolis, Amilton Filho (SD), Antônio Gomide (PT) e Coronel Adailton (PP), além de diretores da Câmara e da Assembleia. Leandro Ribeiro disse que este é um momento ímpar na história da Câmara de Anápolis. “Estamos orgulhosos em contar com três deputados que representam a cidade. Anápolis sempre teve dificuldades em eleger deputados, e a falta de representatividade nos trazia inúmeras dificuldades. Reconheço o compromisso e comprometimento que os diretores da Assembleia tiveram no êxito deste projeto. Foram várias reuniões para chegarmos hoje e assinar este protocolo de intenções. Este avanço entrará para a história da Câmara Municipal. Agradeço os ex-presidentes da Câmara, Luiz Lacerda (PT) e Amilton Filho (SD), que participaram diretamente para esta conquista para nossa cidade”, disse.

O presidente da Assembleia, Lissauer Vieira, lembrou que Anápolis é a cidade mais importante do interior goiano, principalmente em relação ao desenvolvimento econômico e geração de empregos. Portanto precisa contar com representantes fortes para garantir conquistas. “É importante ter seus representantes para levar benefícios para a população. Hoje estamos entregando para a população um veículo de comunicação estratégico, que levará informações tanto da Assembleia como da população. Precisamos mostrar nosso trabalho, mostrar o quanto defendemos os interesses da comunidade. Muitas vezes a população não tem acesso ao dia a dia dos poderes. A TV Câmara será essa ferramenta. Estamos honrados em contribuir com isso. Coloco à disposição toda nossa equipe para suporte técnico”, ressaltou o deputado.

O diretor de articulação política da Assembleia Legislativa de Goiás, Joel de Sant’Anna Braga Filho, que conduziu o processo de liberação do canal aberto para o Legislativo anapolino e intermediou as articulações entre os dois poderes, explicou que atualmente existem cinco concessões no Estado: a da Assembleia Legislativa, de Rio Verde, Jataí, Goianésia e Goiânia. Anápolis é a sexta a receber o sinal aberto. “Esta concessão é muito disputada e pretendemos atender 20 municípios, para atingir 80 % da população goiana”, informou.

O deputado Amilton Filho (SD) reforçou que este projeto aproxima o Legislativo da população e ofereceu apoio da Assembleia. “Esta é uma forma de democratizar a comunicação da cidade. Sugiro que a equipe de comunicação da Alego trabalhe junto com a diretoria de comunicação da Câmara de Anápolis, levanto a experiência e a técnica. Agradeço pelo apoio de aproximar os dois Poderes Legislativos”, ressaltou.

O deputado Coronel Adailton disse que é importante que as equipes técnicas trabalhem em conjunto. “Vamos dar esse suporte. A Câmara de Anápolis sempre esteve presente nas casas da população através da rádio, e agora está também pela TV. Vejo isso como um grande acontecimento. É uma opção de transparência, e as pessoas podem saber nossos passos”, declarou.

Para o deputado Antônio Gomide (PT) este ato mostra a busca pela transparência das ações dos agentes públicos. “Se existe um poder mal compreendido é o Legislativo. Quem mais sofre são vereadores e deputados estaduais e federais, pois são os mais expostos. Esse canal irá fortalecer o Legislativo e a cidade. É também uma conexão para chegar mais perto da população. É uma grande conquista”, afirmou.

Diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Anápolis, o jornalista Orisvaldo Pires ressaltou que este é um passo importante para ampliar os mecanismos de transparência das ações do Poder Legislativo e também para a comunicação da cidade. “Temos uma TV que foi instalada na cidade há quase 40 anos. Estamos próximos de implantar a TV Câmara de Anápolis em canal aberto, com programação 24 horas dia voltada para os interesses da cidade, das atividades legislativas, culturais, educativas, principalmente para externar para a população os atos dos vereadores. Os primeiros passos foram dados há seis anos, na gestão do vereador Luiz Lacerda, teve avanço significativo em 2018 na gestão do ex-presidente Amilton Filho, e agora, em 2019, o atual presidente Leandro Ribeiro  estabeleceu prioridade a este projeto, que não é apenas de comunicação, mas sim, da transparência dos atos do Poder Legislativo”, concluiu.

(Foto: Sérgio Rocha / Alego)