Câmara articula reunião para melhorar segurança pública na região do Ribeirão Piancó

por camila — publicado 03/07/2018 16h50, última modificação 03/07/2018 21h57
Câmara articula reunião para melhorar segurança pública na região do Ribeirão Piancó

Câmara articula reunião para melhorar segurança pública na região do Ribeirão Piancó

A Frente Parlamentar de Segurança Pública da Câmara Municipal de Anápolis, preocupada com a insegurança que permeia a zona rural do município, promoveu reunião entre membros das polícias Militar e Civil, e moradores da região do Ribeirão Piancó. O ato foi feito em conjunto com o Observatório Municipal de Segurança e foi realizado na noite desta segunda-feira (2.jul), nas dependências da Capela Nossa Senhora de Guadalupe, naquela comunidade rural. Inclusive, devido os constantes piques de energia elétrica na região, o encontro foi realizado às escuras.

A diligência foi iniciativa do vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB), presidente da Frente, e contou com a participação de várias autoridades, entre elas o gerente de Inteligência Estratégica da Superintendência de Inteligência Integrada da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), delegado Kleber Leandro Toledo Rodrigues; o comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, major Luciano Souza Magalhães; o representante da Companhia de Policiamento Especializado (CPE COMANDO), tenente Giuliano Dourado; a delegada adjunta do 1º Distrito Policial, Cíntia Cristiane Alves; a representante dos produtores rurais, Eliete Mendes Moreira Jorge, além de dezenas de produtores da região do Piancó.

O objetivo de reunir os moradores foi conscientizá-los sobre a importância de sua participação na solução dos problemas ligados à segurança na zona rural. Pastor Elias conversou com os presentes sobre as ações que devem ser feitas por todos os moradores. “O Poder Legislativo é o elo entre a comunidade e a polícia, por isso, além de conhecermos quais são as demandas e necessidades dos produtores com relação à segurança pública, sabemos que a criminalidade seguida por furtos nessa região tem crescido assustadoramente”, disse o vereador.

Segundo Pastor Elias, o objetivo da reunião é dar suporte e trazer a melhor adequação da segurança para os moradores da região. “Contudo, é necessário que sejam cautelosos quanto à segurança, registrem as ocorrências, tenham em mãos os números das viaturas que fazem patrulha, e não compartilhem suas informações financeiras”, alertou.

O delegado Kleber Rodrigues explicou que em 2018 a Superintendência de Inteligência Integrada da Secretaria de Segurança Pública desenvolveu um trabalho sobre um panorama rural no Estado de Goiás. “Foram avaliadas todas as regiões, seu perfil de produção e, em seguida, avaliamos o índice de criminalidade. A partir disso foi traçado um diagnóstico”, explicou o delegado.

Também foi lançado pelo Governo do Estado um programa denominado “Pro Rural”, destinado à aproximação da segurança pública para proteção dos agricultores e de suas propriedades. Uma questão abordada pelos representantes da Segurança Pública é que não consta em seu sistema que a região do Piancó é problemática em relação à segurança. Esta situação pode ocorrer devido o não registro das ocorrências. “Por essa razão é extremamente importante que as vítimas registrem a ocorrência, para entrar na análise dos dados que será apresentada aos gestores das forças de segurança pública, aos comandantes regionais e locais. Deste modo vamos agir pontualmente na resolução deste problema”, explicou o delegado Kleber Rodrigues.

O comandante do 28º BPM, Major Luciano Magalhães informou que há quinze dias aproximadamente iniciou a implementação de ações de segurança em toda a região de abrangência desta unidade militar, com policiamento 24 horas por dia. “Já sentimos a diferença no momento em que trouxemos a equipe para mais próximo da comunidade. Estamos investindo também na prevenção para essa macrorregião. A presença da Polícia Militar será ainda mais vista pela comunidade em abordagens, patrulhamentos, monitoramentos e visitas. Com certeza vamos melhorar as ações já desenvolvidas para proporcionar uma maior sensação de segurança a segurança nessa região”, concluiu.

registrado em: ,