Câmara aprova criação do Janeiro Branco dedicado a ações de difusão da saúde mental

por Orisvaldo Pires publicado 28/10/2020 11h29, última modificação 28/10/2020 11h29
Câmara aprova criação do Janeiro Branco dedicado a ações de difusão da saúde mental

Câmara aprova criação do Janeiro Branco dedicado a ações de difusão da saúde mental

Na sessão ordinária desta quarta-feira (28.out), na Câmara Municipal de Anápolis, os vereadores aprovaram em segunda votação projeto de autoria do vereador Teles Júnior (PMN), que institui o mês ‘Janeiro Branco’, dedicado à realização de ações educativas para a difusão da saúde mental.

No mês "Janeiro Branco", o Poder Público municipal, em cooperação com a iniciativa privada e outros setores da sociedade civil organizada, realizará campanhas de esclarecimentos e outras ações educativas e preventivas. O objetivo é estimular a adesão de toda a sociedade no compromisso de discussão a respeito da saúde mental.

Também serão promovidas discussões, debates e iniciativas, convocando toda a sociedade a exercitar a cidadania em prol das questões relativas a saúde mental. Assim como incluir nos eventos, calendários, ações e atividades que forem realizados no decorrer do mês, informações e mensagens educativas com foco na saúde mental, buscando a conscientização de toda sociedade.

Também foi aprovado em segunda votação projeto de autoria do vereador Jean Carlos (DEM), que disciplina a concessão de declaração de Utilidade Pública Municipal. A matéria estabelece que, para ser declarada de Utilidade Pública, uma instituição deve ter pelo menos um ano de fundação e de prestação de serviços à comunidade.

A entidade, além de toda a documentação necessária para funcionamento, é obrigada ainda a publicar anualmente sua demonstração de receitas e despesas, e apresentar comprovação de regularidade fiscal, previdenciária e tributária. Outra alteração é que o vereador relator na comissão de mérito deve fazer uma inspeção na sede da instituição antes de encaminhar o processo para declaração de Utilidade Pública.

Em primeira votação os vereadores aprovaram projeto de iniciativa do vereador Paulo de Lima (PDT), que institui o título de Empresa Amiga dos Animais. Ainda foi lido em plenário e encaminhado para análise das comissões permanentes projeto de iniciativa do vereador Wederson Lopes (PSC), que torna de Utilidade Pública a Associação Missionária Neoquiav, situada no centro da cidade. 

TRIBUNA
O encaminhamento de uma indicação ao deputado estadual Amilton Filho (SD) com solicitação para o encaminhamento de emendas para Anápolis foi tema do pronunciamento do vereador João da Luz (DEM). Segundo ele a indicação teve assinatura de 15 vereadores. Também pediu apoio dos vereadores a indicação encaminhada ao Executivo, para apoiar pessoas carentes que querem instalar bloqueador de ar em seu hidrômetro.

O vereador Pastor Elias (PSD) lembrou na tribuna a visita que 17 vereadores de Anápolis e dois deputados fizeram, em 2017, ao secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino. Segundo ele a cobrança sobre procedimentos de alta complexidade não foi atendida e reclamou que as cirurgias eletivas estão paradas. Disse ainda que em Anápolis existem apenas 10 vagas de UTI para crianças, na Santa Casa de Misericórdia, para atender Anápolis e outros 80 municípios.

A deputada federal Magda Mofato (PL) encaminhou emenda no valor de R$ 270,4 milhões, para a construção de uma praça no Residencial Ander, em Anápolis. O vereador Domingos Paula (PV), na tribuna, agradeceu a deputada e lembrou que a emenda é fruto de sua solicitação à parlamentar há alguns anos. Falou sobre obras que são realizadas pelo município especialmente no Conjunto Filostro Machado.

A passagem do dia do servidor público municipal foi lembrado na tribuna pelo vereador Jean Carlos (DEM). Segundo ele, mais que homenagear, as lideranças políticas devem lutar pelos direitos dos funcionários públicos. Lembrou que é de sua iniciativa a criação da Medalha Gerson Pereira de Araújo, entregue anualmente para homenagear os servidores.

Em sua fala a vereadora Professora Geli (PT) também prestou homenagem ao servidor público. Segundo ela a atividade do servidor público é essencial para a coletividade. Disse que na atualidade há desvalorização do servidor e que é importante valorizá-los.

As celebrações do mês ‘Outubro Rosa’ e do ‘Novembro Azul’ foram lembradas pela vereador Elinner Rosa (MDB) nas tribuna. Sobre o Outubro Rosa, lembrou que relaciona-se a uma campanha para conscientização sobre a saúde da mulher, de forma geral e voltada aos cânceres de mama e do Colo do Útero. Falou sobre a importância do diagnóstico precoce.

Quanto ao Novembro Azul lembrou que é uma campanha de conscientização a respeito das doenças que afetam os homens, especialmente sobre o diagnóstico precoce e prevenção ao câncer de próstata. 

HOMENAGENS
Um ato de bravura de dois policiais militares rendeu Moção de Aplauso, conferida pela Câmara Municipal de Anápolis, na sessão ordinária desta quarta-feira (28.out). Numa iniciativa do vereador Leandro Ribeiro (PP), foram homenageados o Cabo PM Juliano Porto de Souza e o Sargento PM Espedito José Custódio Filho. Em função do salvamento de uma criança de um ano de idade, que estava engasgada e com vias respiratórias obstruídas. Os policiais realizaram a Manobra de Heimlich e salvaram a criança.

Em comemoração ao Dia do Engenheiro Civil, celebrado anualmente em 17 de outubro, foram homenageados com Moção de Aplauso onze profissionais integrantes do Programa de Crescimento de Anápolis (PROANA). A honraria foi conferida na sessão ordinária desta quarta-feira (28.out), iniciativa do vereador Wederson Lopes (PSC).

Foram homenageados:
Danielle Shizue Hatsugai
Jeovany Flávio Teixeira de Melo
João Alberto Ferreira Magliavacca
Leonardo Botosso Fernandes
Eden Albert Baião Vigilato
Paulo Henrique Gomes Silva
Rafael Moreira
Róbson Ued Naves
Rodolfo Freitas dos Santos
Rodolfo Rodrigues de Sousa Borges
Vinícius Vieira 

Numa iniciativa do vereador Fernando Paiva (PDT) foi outorgado Título de Cidadania Anapolina a duas personalidades, na sessão ordinária desta quarta-feira (28.out). Foi homenageado Johnny Alessandro Parreira de Paiva, 45. Natural de Campinas (SP). Em Anápolis há 31 anos. É Teólogo, pastor presidente da Igreja do Clamor. Ingressou na Polícia Militar em 1996, até 2013. De 2001 a 2006 foi segurança do Governador Marconi Perillo.

Também se tornou cidadão anapolino Fábio Alves Ribeiro, 54. Natural de Silvânia (GO). Bacharel em Administração. É da reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás como tenente-coronel. Ajudou a criar o 3º Batalhão de Bombeiro Militar de Anápolis. Pastor auxiliar do Ministério Quadrangular.

Outros dois títulos de Cidadania Anapolina foram aprovados esta semana e, em breve, terão data de entrega definida. Ambos são de iniciativa do vereador Valdete Fernandes Moreira (PDT). Serão homenageados Moarcir Fernandes Moreira, que reside em Anápolis há mais de 50 anosa e contribui para o desenvolvimento do município, exercendo a profissão de eletricista da empresa ENEL.

O outro agraciado com a honraria é Bion Maldezedek Barcelo (in memoriam). Residiu no município por mais de 50 anos e contribuiu para o desenvolvimento do município, exercendo a profissão de Técnico de Raio X.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação)

registrado em: