Câmara aprova criação de duas diretorias

por cma — publicado 21/03/2012 00h00, última modificação 14/06/2016 11h28
Novos cargos do Executivo vão atuar nas Secretarias de Educação e Saúde A Câmara Municipal aprovou em segunda votação, durante sessão ordinária desta terça-feira (19/03) Projeto de Lei enviado elo prefeito Antônio Roberto Gomide (PT), solicitando a criação das diretorias de fiscalização de obras da Saúde, e da Educação em Anápolis. A única vereadora contrária a proposta foi Gina Tronconi (PPS).
 Câmara aprova criação de duas diretorias

Câmara aprova criação de duas diretorias

Segundo a parlamentar a criação das novas diretorias não é necessária uma vez que todas as obras, sejam públicas ou particulares, têm engenheiros e responsáveis técnicos pelo serviço, e que, então, caberia a esses profissionais a responsabilidade pela fiscalização. “Como o prefeito tem a maioria na Casa, com projeto aprovado, espero que sejam contratados profissionais com conhecimento técnico para cumprir, de fato, com o objetivo dos novos cargos”, defendeu seu posicionamento. 
 
O vereador Fernando Cunha (PSDB), disse que votou a favor do projeto pensando em obras futuras. O tucano criticou o fato da maioria das obras públicas do município serem entregues com atraso de até seis meses em relação ao cronograma de serviços. Como exemplo ele citou a edificação da UPA. “Ela está quase sendo entregue, mas já com atraso de seis meses praticamente. No lançamento da obra, em setembro de 2010, a previsão era que toda a construção ficaria pronta em 11 meses. Quero acreditar que essa diretoria vai evitar que o atraso em obras continue acontecendo na cidade”, disse.
 
Em defesa da criação dos novos núcleos do Executivo, o vereador Wesley Silva (PMDB) argumentou que existem hoje em andamento na cidade pelo menos 100 obras em vários setores e que por isso nada mais justo que contar com suporte de profissionais que atuem diretamente na fiscalização das construções e da qualidade do material que está sendo empregado nas obras. “Acredito na boa vontade da administração que, claro, vai contratar profissionais técnicos para o bom cumprimento de suas funções”, relatou. 
 
Diretorias
 
Para os núcleos de fiscalização do Executivo serão contratados oito profissionais, dois para os cargos de diretores, dois gerentes, dois assessores gerais A e dois assessores gerais B. A justificativa da proposta aprovada pelos vereadores aponta que o objetivo dos novos órgãos é “garantir que as obras realizadas pela Educação e Saúde em Anápolis sejam executadas de forma ainda mais eficaz, buscando dar maior agilidade e primando sempre pela qualidade dos materiais investidos nas obras e na qualidade dos profissionais responsáveis pela execução”.
 
Ainda na justificativa da matéria o Executivo argumentou que “o cerne do projeto é aperfeiçoar os serviços e as obras que beneficiem os munícipes para melhorar a qualidade de vida da população em geral”. Assim, a partir do momento que a lei for sancionada pelo prefeito, as diretorias e suas respectivas gerências terão atribuições, por exemplo, de fiscalizar as construções que forem executadas nas áreas da saúde, como as edificações das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e, no caso da Educação, dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), ou escolas do ensino fundamental. 
registrado em: