Câmara apresenta projeto do novo prédio

por cma — publicado 24/04/2012 00h00, última modificação 13/06/2016 10h31
A ampliação do imóvel deve ser concluída ainda este ano O presidente da Câmara Municipal Amilton Batista (PTB) e o prefeito Antônio Roberto Gomide, apresentaram na manhã desta terça-feira (24/04) o plano das novas instalações da Câmara Municipal. O anúncio foi realizado através de slides e uma maquete da obra. Estiveram presentes no encontro os vereadores Domingos Paula (PTB), Mauro Severiano (PDT), Gina Tronconi (PPS), Valmir Jacinto (PTC), Fernando Cunha (PSDB), os petistas Dinamélia Rabelo e Luiz Lacerda, os pepistas João Feitosa e Pedro Mariano e os peemedebistas Assef Naben e Wesley Silva. Os ex-vereadores Eli Rosa e José Caixeta também prestigiaram o evento.
 Câmara apresenta projeto do novo prédio

Câmara apresenta projeto do novo prédio

Amilton Batista explicou que o atual prédio da Casa é tombado como patrimônio histórico, portando não é permitido mexer em sua estrutura. Deste modo, ele será preservado, readequando suas instalações internas para o funcionamento. “A grandeza do novo prédio será visível. Vamos construir um novo pavilhão com dois pisos para abrigar os gabinetes dos vereadores e funcionários da nova gestão”, disse.

O petebista acrescentou que a previsão é que a primeira etapa da obra seja concluída até dezembro de 2012. “Nosso compromisso é que os próximos vereadores utilizem as novas acomodações assim que iniciar o mandato no ano que vem”, contou.

O ambiente mais moderno continuará localizado na Praça 31 de julho, e contará com um auditório voltado para as manifestações políticas, culturais, sociais e religiosas; um mini auditório com aproximadamente 60 lugares para reuniões técnicas, como reuniões de conselhos municipais e comissões. O primeiro piso acomodará 25 gabinetes. O segundo será ajustado para receber os funcionários da Casa. O novo projeto também terá acesso para possíveis vereadores portadores de deficiência física, com rampas e banheiros, e dois gabinetes adaptados. O presidente acrescenta que o espaço irá praticamente dobrar de tamanho.

Amilton conta que houve várias promessas de doações de recursos para essa reforma, inclusive do Governador do Estado Marconi Perillo, de senadores e deputados. Entretanto, nada foi concretizado e a verba é da arrecadação da Prefeitura e da Câmara.

O Prefeito Antônio Gomide comenta que o dinheiro da obra é de uma economia feita em parceria do Executivo e Legislativo Municipal. “Sabemos que precisamos ampliar e fazer novos gabinetes para o ano de 2013, pois serão 23 vereadores. Por isso, unimos força para sua concretização. Fizemos uma poupança de três milhões de reais para que esse recurso seja colocado de maneira integral. Vamos fazer um processo licitatório e a empresa que fizer o melhor preço e técnica será habilitada para fazer a construção, que deverá ter início ainda no primeiro semestre”, esclareceu.

Domingos Paula destaca sobre a importância da obra. “Estamos lutando desde 2009 e vamos arcar com as despesas da construção. Pelo tamanho da cidade, esse prédio não comporta mais. Já tive que atender deficientes físicos do lado de fora da Casa, pois não há acesso. Isso é constrangedor”, relatou.

O vereador Mauro Severiano está em seu quarto mandado, e pôde acompanhar por vinte anos as dificuldades de atender a população com a atual estrutura. “Estou muito satisfeito com essa reforma. A cidade cresceu e precisa comportar mais vereadores. Esse anseio é antigo da sociedade, que os representantes atendam adequadamente o povo. O novo modelo será um cartão postal para o município”, destacou.

Pedro Mariano afirma que Anápolis está entre as 60 cidades mais importantes do País. “Essa atual locação não representa hoje o que a cidade representa para o Estado e para o Brasil. Precisamos de um parlamentar a altura. O prefeito ama essa Casa, pois já foi vereador por doze anos, portanto era justo apoiar essa nova etapa”, afirmou.

João Feitosa diz que tanto o ex-presidente da câmara, Sírio Miguel (PSB), quanto o atual presidente se empenharam muito para concretizar esse sonho. “É uma maneira de dar dignidade não só aos vereadores como às pessoas que procuram ser atendidas pelos parlamentares”.

Assef Naben expõe que esta carência existe há mais de vinte anos. “Sabemos que o trabalho virá contemplar a população de Anápolis. Hoje essa acomodação é precária. Mal posso receber duas pessoas em meu gabinete. O prefeito entra para a história por mais essa proeza”, finaliza.

 

 

 

registrado em: