Câmara acompanha visita da médica Luhdmila Hajjar e reafirma esforço conjunto na luta contra o Covid-19

por orisvaldo — publicado 20/03/2020 20h20, última modificação 20/03/2020 20h22
Câmara acompanha visita da médica Luhdmila Hajjar e reafirma esforço conjunto na luta contra o Covid-19

Câmara acompanha visita da médica Luhdmila Hajjar e reafirma esforço conjunto na luta contra o Covid-19

O presidente da Câmara de Anápolis, vereador Leandro Ribeiro (Progressistas), participou da entrevista coletiva à imprensa concedida na tarde desta sexta-feira (20.mar), pela médica anapolina, a cardiologista Ludhmila Hajjar. Estava acompanhado do vereador João Feitosa (PTB).

Em função da observância dos cuidados para evitar possível contaminação, a entrevista aconteceu em local aberto. No hall do Centro Administrativo. Teve também a presença do prefeito Roberto Naves (Progressistas). O encontro durou pouco mais de meia hora.

Ludhmila Abrahão Hajjar é anapolina. Tem 42 anos. São 20 anos de carreira. Graduou-se na Universidade de Brasília, em 2000. É chefe das três maiores UTIs do Brasil: Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, Hospital Sírio Libanês e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

Em meio ao trabalho em São Paulo, no atendimento a pessoas infectadas pelo Covid-19, ligou ao prefeito Roberto Naves e se colocou à disposição para orientar os profissionais de saúde de Anápolis.

Passou o dia na cidade e de imediato retorna a São Paulo. “Meu desejo é auxiliar. Aqui vi o compromisso do prefeito, dos vereadores, médicos, demais profissionais da saúde. Anápolis e Goiás saíram à frente”, disse. 

TELEMEDICINA
Ludhmila Hajjar elogiou o sistema de telemedicina implantado em Anápolis. Citou o aplicativo que coloca todos os cidadãos em contato direto com as equipes de atendimento. E atestou a medida adotada pela Prefeitura em referenciar leitos específicos para atendimento aos pacientes infectados pelo Covid-19.

Segundo a médica, sua presença em Anápolis é para colaborar com sua cidade natal, com base na experiência que adquiriu ao longo da carreira e por atuar no maior centro de atendimento médico-hospitalar do país.

Antes de se encontrar com jornalistas, Ludhmila Hajjar se reuniu com profissionais médicos. “Protocolamos tratamento com intensivistas, infectologistas e emergencistas. Pedi a todos para que estejamos unidos, nossa missão é ajudar as pessoas. Percebi que os profissionais da saúde de Anápolis são completamente integrados”, disse.

Pediu ainda que sejam aplicados recursos para assegurar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os profissionais da saúde. “Precisamos estabelecer protocolo único de cuidados. Cuidar dos pacientes de forma uniforme. O prefeito disse que é dessa forma que o atendimento será feito”, ressaltou.

A estrutura de atendimento montada em Anápolis, com participação de hospitais públicos, privados, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, dentistas, entre outros, também foi elogiada pela médica.

Segundo ela, o que a Prefeitura está fazendo em Anápolis no combate ao Coronavírus é modelo para o Brasil. “Fiquei muito motivada ao ver como as pessoas estão sendo cuidadas aqui”, ressaltou. 

GRAVIDADE
Ludhmila Hajjar foi clara ao afirmar que o momento mais crítico da infecção pelo Covid-19 está por vir. Disse que a média é que uma pessoa contamine outras três. Que o Brasil tem 44 mil leitos de UTI mas que a taxa de ocupação atual é de 95%, “sem contar o Coronavírus”.

Por meio da teleconsultoria, disse, vai manter canal de discussão entre os profissionais de saúde de Anápolis e de São Paulo. “Nos colocamos à disposição para, juntos, atendermos os pacientes de Anápolis dentro dos protocolos internacionais. A classe médica de Anápolis é muito preparada. Vi que Anápolis se capacitou”, afirmou.

Pediu que os anapolinos obedeçam as determinações das autoridades do Estado e do município e que evitem sair de casa. “Temos que tratar esta pandemia com respeito, manter o isolamento social, evitar aglomerações. Combater as fakenews. A população não deve olhar informações sem procedência. Deve ouvir e ler órgãos que são reconhecidos”, alertou.

Por fim, Ludhmila Hajjar disse que repassou ao prefeito Roberto Naves especificações de máquinas e equipamentos que não são oferecidos pelo SUS. “O prefeito disse que vai adquirir”, concluiu. 

REFERÊNCIAS
Roberto Naves disse que as autoridades e os profissionais da saúde fazem o possível para proteger o cidadão. Lembrou que foram montadas cinco unidades de referência para atendimento de casos de Coronavírus. O prefeito coordena pessoalmente as estratégias de ação.

O presidente da Câmara, Leandro Ribeiro, disse que o reforço da médica Ludhmila Hajjar é importante para Anápolis. “É uma profissional competente e experiente, é filha de Anápolis, é uma grande parceira em nossas ações de combate ao Covid-19. Nos acompanhou e verificou de perto os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura. E disse que estamos preparados para enfrentar este momento”, comentou.

O vereador João Feitosa reforçou os pedidos para que a sociedade compreenda a gravidade da situação e colabore para que a cidade saia deste processo com o mínimo possível de consequências. “A Câmara de Anápolis e todos os vereadores são parceiros nesta empreitada”, ressaltou. 

(Colaboraram: Luana Cavalcanti e Richelson Xavier. 
Foto: Luana Cavalcanti / Câmara de Anápolis)

registrado em: