Câmara participa de reunião com governador para tratar do Polo da Base Industrial de Defesa
O governador José Eliton (PSDB) esteve na Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), nesta quinta-feira (12.abr), para conhecer detalhes do Comitê da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás (Comdefesa-GO), que trabalha para a instalação de um polo do setor na cidade.
O vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB) representou a Câmara Municipal no evento. O Poder Legislativo anapolino é um dos apoiadores do projeto, que pode culminar na instalação de diversas empresas na cidade.
No dia 22 de março, o presidente Amilton Filho (SD) fez parte de comitiva que esteve em São Paulo, na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), e na Abimde (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), apresentando o projeto goiano.
Em uma breve explanação, o presidente da Acia, Anastacios Apostolos Dagios, falou sobre a importância da criação de um polo de indústrias de defesa em Anápolis, um setor que fabrica “desde o alfinete até o foguete”. O líder classista pediu apoio a José Eliton, inclusive para participar de uma audiência com o ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna.
Anastacios citou a possibilidade de Anápolis ter um centro de aquisições de equipamentos comprados pela área de Defesa do governo federal, o que implicaria em pelo 4% de um orçamento anual de R$ 7 bilhões para o setor.
Além disso, o Comdefesa-GO luta para que cursos superiores que sirvam ao setor de Defesa sejam implantados em Anápolis, em uma parceria entre a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).
O governador ressaltou a importância da “agenda qualificada”, se comprometeu a apoiar o Comdefesa-GO e falou sobre a atenção que dará à cidade de Anápolis. “No meu quarto dia útil no governo, já estou aqui, visitando as autoridades”, disse.
José Eliton disse que o secretário de Desenvolvimento Econômico, Leandro Ribeiro (PTB), que é vereador licenciado da Câmara Municipal de Anápolis, tem um papel fundamental para fazer a interlocução entre o setor produtivo anapolino e o poder público.
O governador citou a necessidade de se viabilizar o balizamento e as homologações da pista do aeroporto de cargas, inaugurada recentemente. José Eliton disse que para a viabilização do polo de indústrias de Defesa, se for preciso poderá ser feito um debate sobre incentivos tributários para o setor.