Bispo auxiliar, a convite de Lisieux Borges, discorre sobre Campanha da Fraternidade da CNBB

por orisvaldo — publicado 24/02/2021 15h14, última modificação 24/02/2021 15h14
Bispo auxiliar, a convite de Lisieux Borges, discorre sobre Campanha da Fraternidade da CNBB

Bispo auxiliar, a convite de Lisieux Borges, discorre sobre Campanha da Fraternidade da CNBB

A Campanha da Fraternidade (CF) é um ato concreto da Igreja Católica em ampliar seu campo de atuação, para tratar de temas pertinentes à sociedade e estabelecer seu engajamento no debate sobre questões sociais importantes. Assim o bispo auxiliar da Diocese de Anápolis, dom Dilmo Franco de Campos, iniciou sua fala durante a sessão ordinária desta quarta-feira (24.fev), numa iniciativa do vereador Lisieux José Borges (PT).

O vereador, que é católico e ligado à Sociedade São Vicente de Paulo, ao saudar o bispo auxiliar, disse que a Câmara Municipal é uma Casa de discussões, “mas também é uma Casa do diálogo, tema que a Campanha da Fraternidade nos traz neste ano”. Em 2021, lembrou dom Dilmo, a CF é ecumênica, organizada pelo Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (Conic), que reúne várias igrejas cristãs.

Dom Dilmo Franco falou sobre o mundo pluricultural, com diversidades de segmentos religiosos, “cada um tem sua verdade, ninguém é dono da verdade absoluta, mas para nós, cristãos, Cristo é a verdade absoluta”. O bispo ressaltou o tema da CF: Fraternidade e diálogo, compromisso de paz, e o lema: Cristo é a nossa paz, do que era dividido fez uma unidade (Ef. 2.14a).

O diálogo, disse dom Dilmo, é essencial para a subsistência da justiça entre os homens. “A luta pela fraternidade é responsabilidade de todos e começa pelo diálogo”, ressaltou. O bispo lamentou também que muitos na sociedade, inclusive uma parte de cristãos, ainda estão longe da dimensão do diálogo. Se referia a críticas feitas por alguns grupos à CF de 2021. “A CF trata do respeito às pessoas, independente de raça, cor. Quando fala em respeitar minorias, não quer dizer desrespeitar maiorias”, explicou.

Dom Dilmo Franco falou ainda sobre o que entende como perseguição aos homossexuais. Comentou que a Rede Globo e outros meios de comunicação começaram a promover esse tema, “e quando se coloca em relevância, começa a criar uma antipatia, é como tentar enfiar algo goela abaixo, e isso, acredito ajudou a aumentar as agressões às pessoas homossexuais”.

Dom Dilmo disse que homossexuais participam da Missa, há casais que adotaram filho e querem batizar, “e temos que ter respostas para isso”. Disse que há pais e mães católicos que descobriram que o filho ou a filha é homossexual, “e nos perguntam: como faço, como ajo? E vemos que temos muitos pais que não estão preparados para lidar com essa realidade”.

A CF 2021, disse o bispo, quer denunciar o racismo. Trouxe dados que mostram que a população carcerária, na grande maioria, é negra e pobre. “A CF propõe esse diálogo, para enfrentarmos o que nos atinge, seja nas maiorias ou nas minorias. Os documentos da Igreja Católica dizem que, sem justiça, não tem paz”, explicou.

Dom Dilmo disse que foi divulgado que pessoas estão burlando o auxílio emergencial que o governo direciona às pessoas em situação de dificuldades neste período de pandemia. Segundo ele a CF denuncia que as dificuldades trazidas pela pandemia “não conseguem tornar as pessoas melhores, o ser humano aproveita a desgraça do outro para tirar proveito próprio”.

DOM DILMO FRANCO
Dom Dilmo Franco de Campos nasceu na cidade de Formosa,GO, no dia 15 de março de 1972. Ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora D’Abadia, em Formosa, em 6 de agosto de 1990. E em 4 de fevereiro de 1991, ingressou no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília (DF), no qual cursou Filosofia e Teologia, até 1997.

Dom Dilmo Franco de Campos nasceu na cidade de Formosa,GO, no dia 15 de março de 1972. Ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora D’Abadia, em Formosa, em 6 de agosto de 1990. E em 4 de fevereiro de 1991, ingressou no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília (DF), no qual cursou Filosofia e Teologia, até 1997.
Em 30 de novembro de 1996, foi ordenado diácono e sua ordenação sacerdotal ocorreu em 10 de janeiro de 1998. Entre as funções exercidas por padre Dilmo estão a de Pároco da Paróquia São Domingos de Gusmão, em São Domingos (GO) e Administrador Paroquial da Paróquia de São João Batista, em Divinópolis (GO). Também foi Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Flores de Goiás.

Nos anos de 2003 e 2004, fez o mestrado em Teologia moral na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e em 2005, fez uma experiência missionária na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Londres, Inglaterra.

Nos anos 2006 e 2007, padre Dilmo foi enviado como formador e professor no Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney, em Goiânia (GO). Ao retornar a Formosa foi nomeado pároco da Catedral Imaculada Conceição, Formosa, no período de 2008 a 2015.

Em 2016, deixou a Catedral e foi enviado à Goiânia como Reitor do Seminário Propedêutico Santa Cruz e do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney. Em outubro de 2018, assumiu a presidência do Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), do regional Centro-Oeste da CNBB.

Já no exercício do ministério sacerdotal na diocese de Formosa exerceu os postos de assistente eclesiástico da Pastoral Familiar e foi eleito membro do Conselho de Presbíteros e Colégio de Consultores. Ainda na diocese de Formosa tornou-se coordenador e professor do curso superior de teologia para leigos e foi nomeado ecônomo da mesma diocese.

Nos últimos quatro anos, portanto, Dom Dilmo estava como reitor do Seminário Propedêutico Santa Cruz e do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney, da Arquidiocese de Goiânia, e também era professor de teologia da PUC/GO, no Instituto de Teologia e Filosofia Santa Cruz, em Goiânia.

No dia 27 de Novembro de 2019, o Santo Padre, o Papa Francisco, atendeu ao pedido de Dom João Wilk para poder contar com um Bispo Auxiliar no governo pastoral da Diocese de Anápolis, e então nomeou Pe. Dilmo  Campos como bispo titular de Ita e auxiliar de Anápolis.

Dom Dilmo foi Ordenado no dia 25 de janeiro de 2020, tendo como sagrante principal Dom João Wilk, Bispo de Anápolis; e cosagrantes, Dom Adair José Guimarães, Bispo de Formosa e Dom Waldemar Passine, Bispo de Luziânia. Foi apresentado ao povo da Diocese de Anápolis no dia 01 de fevereiro de 2020 e desde então auxilia Dom João na condução do povo de Deus.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação)

registrado em: ,