Audiência Pública esclarece pontos da reforma previdenciária e resulta em documento contrário à medida

por orisvaldo — publicado 22/03/2017 16h35, última modificação 22/03/2017 16h36
Audiência Pública esclarece pontos da reforma previdenciária e resulta em documento contrário à medida

Audiência Pública esclarece pontos da reforma previdenciária e resulta em documento contrário à medida

Reportagem e Texto: Camila Virgínia

A Câmara Municipal de Anápolis oportuniza à sociedade conhecer efetivamente as propostas de reforma da Previdência Social. Para debater o assunto, foi realizada audiência pública na segunda-feira (20), no auditório da UEG, no Bairro Jundiaí, proposta pela vereadora Professora Geli Sanches (PT). Dezenas de pessoas, entre acadêmicos, representantes de entidades sindicais, professores, políticos e populares prestigiaram a audiência, que teve duração de aproximadamente duas horas e meia. 

Algumas personalidades que participam profundamente deste debate nos âmbitos estadual e nacional atuaram como palestrantes na audiência. Casos do deputado federal Rubens Otoni (PT), a deputada estadual Isaura Lemos (PCdoB), o vereador Luiz Lacerda (PT), a vereadora Elinner Rosa (PMDB), o diretor do IFG Anápolis, Ewerton Gassi; o diretor do Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas da UEG, Marcelo José Moreira; a presidente do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis (Sinpma), Marcia Abdala; e a presidente do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Privados de Ensino de Anápolis (Sinpror), Nádia Maria Vaz.

 Na pauta da audiência debater, esclarecer e discutir todos os pontos da proposta do Governo Federal e assim lutar para evitar que os trabalhadores, de todas as classes, sejam prejudicados. Entre os prováveis efeitos da reforma da Previdência, estão maior dificuldade de acesso a aposentadorias e benefícios, o que reduzirá o tempo de aposentadoria, além da redução de benefícios. 

Geli Sanches disse que o objetivo da mesma é trazer esclarecimentos à população sobre a PEC 287/16. A vereadora classifica as propostas de alteração da Previdência como “ação nefasta contra o trabalhador e seus direitos”. Segundo ela, é necessário contatar os representantes políticos, deputados e senadores, “por isso estamos mobilizando a comunidade, trazendo o conhecimento da lei para que assim possam se manifestar e se posicionar junto aos seus representantes para não votarem favorável”.

O deputado federal Rubens Otoni inicialmente discorreu sobre o impacto dessa reforma na vida dos trabalhadores do setor privado e servidor público. “Tenho dito que essa proposta do Governo Federal não é de reforma da Previdência na realidade, é uma proposta de desmonte e um verdadeiro pacote de maldade com os trabalhadores do nosso País”, ressaltou.

 O Vereador Luiz Lacerda destacou a importância da audiência e de todas as manifestações que acontecem pelo Brasil a fora contra a reforma. “O mais grave é que o Governo Federal mente para o trabalhador ao tentar aprovar a reforma da Previdência que, na realidade, é uma tentativa de acabar com as aposentadorias do Brasil”, afirmou. Geli Sanches revelou que, entre os gestos concretos consequentes da audiência pública, apresenta Moção de Repúdio na sessão ordinária na Câmara. Durante a audiência foram colhidas assinaturas dos presentes contra a PEC 287/2016.