Audiência Pública discute sobre problemas no DAIA

por geovana — publicado 02/10/2017 14h38, última modificação 02/10/2017 14h38
Audiência Pública discute sobre problemas no DAIA

Audiência Pública discute sobre problemas no DAIA

Por iniciativa do vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB), a Câmara Municipal de Anápolis realizou uma audiência pública na noite de sexta-feira (29.set), na Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA).

O objetivo da reunião foi tratar sobre os principais problemas enfrentados no Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA).

O parlamentar decidiu promover o encontro depois de várias reclamações de empresários sobre as dificuldades que enfrentam no local, como infraestrutura, segurança, coleta de lixo, iluminação, etc. “Pediram para que o Poder Legislativo realizasse essa audiência, para buscar soluções. O vice governador José Eliton esteve aqui há poucos dias, e os empresários puderam fazer alguns questionamentos. Mas tanto Estado quanto Município tem responsabilidades no setor. Temos que rever a situação, pois o DAIA é fundamental para a cidade”, declarou o tucano.

O presente da ACIA, Anastacios Apostolos Dagios revelou que há dois anos debatem sobre essas dificuldades no DAIA, e a reunião dos empresários com a classe política serve para demonstrar união. “São problemas que nos afligem, que estamos cobrando periodicamente a Codego e o Governo do Estado e esse  encontro é válido para que os políticos nos ajudem”.

O presidente da ACIA afirmou ainda que, além de problemas pequenos, como falta de limpeza e iluminação, enfrentam outras dificuldades, como problemas ambientais. “A licença ambiental do DAIA hoje é tirada em Goiânia, e isso dificulta muito o trabalho. A estação de tratamento está pertinente há cinco anos. Até ano passado, o DAIA tinha um mau cheiro, que foi feito um paliativo, mas não esquecemos. Temos problemas de documentação com a Codego, onde os empresários não conseguem fazer empréstimos e dar como garantia o prédio, pois não tem escritura. Portanto, são problemas que afligem os empresários e tentamos solucionar há mais de dez anos”, contou.

O presidente contou também que a Associação está com uma campanha de implantação de novas indústrias no DAIA,mas atualmente não tem mais área de expansão, e cidades que possuem maiores facilidades para a vinda de novas industrias acabam conquistando com maiores facilidades. “Se uma nova indústria quiser vir para Anápolis, não temos área. Temos 35 áreas devolutas no setor, e a Codego é muito lenta em solucionar a questão. Os problemas como licença ambiental, e todas essas burocracias inibem a vinda de novas empresas. Anápolis cresceu apenas vinte e dois por cento nos últimos anos, e Aparecida de Goiânia, por exemplo, cresceu mais de setenta por cento”, comparou.

O diretor do Observatório de Segurança de Anápolis, Glayson Reys elogiou a iniciativa do vereador Pastor Elias Ferreira,que demonstra preocupação em questões referentes a segurança e disse que a Prefeitura, através do Observatório de Segurança,tem um projeto pronto específico para o DAIA. “Este projeto já está em andamento com a primeira etapa. É um projeto de vanguarda, que envolve não somente questões de tecnologia, com vídeo monitoramento e drone, mas também um trabalho de inteligência com investigações”, expôs.  

De acordo com as informações de Glayson Reys, na próxima semana a equipe do observatório se encontrará com empresários do DAIA para divulgar detalhes do projeto. 

registrado em: ,