Audiência pública debate sobre segurança pública e reflexos na juventude

por geovana — publicado 27/04/2017 16h37, última modificação 27/04/2017 16h37
Audiência pública debate sobre segurança pública e reflexos na juventude

Audiência pública debate sobre segurança pública e reflexos na juventude

Foi realizada na noite de quarta-feira (26.abr), uma audiência pública no Plenário da Câmara Municipal sobre Segurança Pública e os Reflexos na Juventude.

O propositor do evento, vereador Teles Junior (PMN), revelou que recebeu um ofício do Conselho Municipal da Juventude solicitando o debate acerca do tema. A Casa de Leis recebeu militares, sociedade organizada, presidente de conselhos, associação de moradores, entre outros. “A proposta é contribuir com o assunto e lutar por mais segurança. O objetivo é discutir com os agentes envolvidos no tema e tratar esse tópico posteriormente dentro das faculdades”, afirmou.

Todos que fizeram o uso da palavra durante os diálogos acreditam que a prevenção é o melhor caminho para evitar a onda de violência.  

A secretária do Conselho Municipal de Juventude, Camila Nascimento, disse que o órgão está preocupado com a situação de vulnerabilidade de muitos jovens. “Percebemos que o índice de criminalidade está muito alto. Pretendemos encontrar uma maneira de realizar ações que tirem de fato esses jovens destas condições e auxiliar o Poder Público a promover políticas que sejam efetivas e corresponda a necessidade da sociedade de Anápolis. Existe o anseio de proteger os jovens que buscam de forma emancipada sua autonomia”, pontuou a secretária.

O representante da Associação Anapolina de Skate, Paulinho do Galpão sugeriu ações efetivas para o combate à violência, principalmente entre os jovens. “Precisamos de atitudes de prevenção, valorizando os bairros, as comunidades, levando alternativas de lazer. A criança e o adolescente estão sempre buscando maneiras de gastar energias, e nessa busca às vezes encontra pessoas de má índole tentando desviar seu caminho. Quando temos responsabilidade social, incentivando os jovens para a prática de esportes e de eventos culturais, com oportunidades de estudos, com certeza vai contribuir para a formação do cidadão e diminuir a criminalidade”, destacou.

Para o produtor cultural Igor Reis, a preocupação deve ser estendida principalmente aos jovens dos bairros. “Temos que nos preocupar também com o jovem que pratica a violência por não se sentir inserido na sociedade. Só vamos atingir o jovem através de portas abertas, como esportes e cultura. Violência é um problema social que só será resolvido com a inserção do jovem na sociedade, ocupando espaços públicos com eventos, e não com marginalização”, opinou.

Finalizando os discursos, o delegado Glayson Reis, Assessor Especial do Observatório de Segurança Pública Municipal parabenizou a iniciativa do vereador Teles Júnior em trazer o assunto ao debate e destacou que o jovem encontra no crime o que não é oferecido pelo Poder Público e a sociedade. “Queremos dar repreensão, em vez de fornecer visibilidade antes que cometam um crime. Omitimos as nossas responsabilidades com segurança, transmitindo o erro aos outros. Os planos de segurança têm que agir com ações preventivas e uma das maneiras é ouvindo a opinião da população, como o Legislativo está fazendo”, comentou.

O Assessor Especial explicou que o Observatório está em processo de implantação. “Estamos trabalhando sim a parte repreensiva, mas fundamentalmente estamos trabalhando a parte preventiva, buscando ações sociais e soluções interdisciplinares, utilizando todas as secretarias municipais e sociedade organizada. A guarda municipal será implantada e dividida entre guarda patrimonial e civil, que vai para a linha de frente. A Defesa Civil está com equipes que brevemente estará em toda a cidade”, concluiu.

No final da audiência, o vereador Teles Júnior contou que irá realizar um relatório sobre a audiência pública para levar aos seus pares durante a próxima sessão ordinária, para tomarem a decisão sobre as medidas a serem tomadas. 

registrado em: ,