Audiência pública debate sobre animais de rua em Anápolis

por geovana — publicado 17/02/2017 16h16, última modificação 17/02/2017 16h16
Audiência pública debate sobre animais de rua em Anápolis

Audiência pública debate sobre animais de rua em Anápolis

Na noite de quinta-feira (16.fev.2017), a vereadora Thaís Souza (PSL), colocou em debate um projeto de sua autoria durante uma audiência pública, visando minimizar o abandono e a violência contra os animais domésticos na cidade.

De acordo com a parlamentar, o objetivo do encontro é escutar as sugestões da população, tendo em vista a melhoraria do documento. “O projeto consiste principalmente na castração gratuita de animais para a população de baixa renda, na posse responsável, na penalidade para maus tratos, e na construção de um espaço público para que o município possa receber os animas”, explicou.

A parlamentar lembrou que atualmente não existe nenhum tipo de política pública voltada aos animais. “Hoje a situação de abandono no município é muito grande. Existem apenas instituições voluntárias, entidades particulares e protetores que fazem o trabalho, mas que não atendem tamanha demanda. Precisamos da parceria do Poder Público”, disse.

Também presente no evento, o prefeito Roberto Naves (PTB) afirmou que a iniciativa da vereadora Thaís tem seu apoio. “Todas as ações dos vereadores, que julgamos eficientes, que podem melhorar as condições dos animais, terão a ajuda do Executivo Anapolino. É muito válido quando um vereador apresenta um problema, e com ele a solução. Isso é um diferencial”, pontuou.

Palestrante no evento, a veterinária Jaqueliny Lagares realiza castrações de gatos e cães desde 2015 a um preço mais acessível. “Firmei parceria com as organizações não governamentais, para abranger um número mais significativo de animais. O controle populacional de animais só irá melhorar com a posse responsável e a castração”, disse.

Em nome dos vereadores presentes, a parlamentar Vilma Martins (PSC) explicou que Thaís Souza foi eleita por essa causa. “Não esperava que seria diferente. A vereadora sempre precisou do Poder Público e raríssimas vezes obteve ajuda pela causa. Hoje ela tem uma cadeira e pode lutar por isso. Este projeto tem o meu apoio e creio que também de todos os nossos pares na Câmara”, declarou.

A veterinária e empresária Simone Leite Ramos Alves, contou que presencia muitos maus tratos diariamente em sua profissão, e a castração controlará este problema de saúde pública. “Como empresária do ramo, posso afirmar que a castração gratuita é necessária, pois existem muitas pessoas que não podem pagar por isso. Não irá atrapalhar de forma alguma as clínicas particulares”, ressaltou.

Comenda São Francisco de Assis

O projeto da vereadora Thaís Souza pretende instituir o Dia Municipal dos Animais, em 4 de outubro, data que também é celebrado o Dia Mundial. A parlamentar pretende estabelecer no Poder Legislativo a Comenda São Francisco de Assis, com o objetivo de homenagear as pessoas que realizam um trabalho expressivo em prol dos animais.

“Animal de rua é um problema de saúde pública. O abando é fruto do descaso da população. Só o fato de não abandonar, já ajuda muito”, finalizou.

Participaram do evento os vereadores Valdete Fernandes (PDT), Elinner Rosa (PMDB), Fernando Paiva (PTN), Deusmar Japão (PSL) além do deputado estadual Lucas Calil (PSL). 

registrado em: ,