Audiência Pública da Câmara promove entendimento sobre projeto de reforma do Mercado Municipal 'Carlos de Pina'

por Camila Virgínia — publicado 26/02/2018 10h25, última modificação 26/02/2018 10h25
Audiência Pública da Câmara promove entendimento sobre projeto de reforma do Mercado Municipal 'Carlos de Pina'

Audiência Pública da Câmara promove entendimento sobre projeto de reforma do Mercado Municipal 'Carlos de Pina'

Os permissionários do Mercado Municipal ‘Carlos de Pina’ manifestaram-se em relação ao projeto de reforma daquele estabelecimento e debateram o assunto com representantes da Câmara Municipal e da Prefeitura. As discussões aconteceram durante audiência pública realizada na manhã de sexta-feira (23.fev), no Plenário Teotônio Vilela, da Câmara, iniciativa do presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico do Legislativo, vereador Teles Júnior (PMN).

O Mercado Municipal ‘Carlos de Pina’ é um patrimônio histórico do município. Os permissionários, de maneira geral, entendem como necessária a reforma proposta, mas discordam da forma como está prevista a execução do projeto. Em especial porque teriam que deixar suas bancas durante o período de obras. A audiência pública teve a finalidade de equacionar estes pontos discordantes.

A reforma do mercado foi anunciada no dia 24 de janeiro deste ano pelo prefeito Roberto Naves (PTB). Para a execução das obras foi destinada verba federal no montante de R$ 2,5 milhões. Segundo Teles Júnior, o patrimônio cultural faz parte da história dos anapolinos, é justo e necessário ouvir os permissionários que vivem deste trabalho. "Estamos aqui para ouvir a todos, a parte executora que vai esclarecer dúvidas e apresentar o projeto, os permissionários e clientes que vão expor suas opiniões, para então concluirmos o que eles possuem incomum de interesse nesta reforma”. Disse o vereador.

A intenção é assegurar uma reforma planejada e evitar que o trabalhador seja prejudicado nesse período. O vereador Leandro Ribeiro, membro da Comissão de Desenvolvimento Econômico, afirmou que entende a necessidade de reforma no Mercado Municipal mas teme prejudicar aqueles que trabalham no local há mais de 30 anos, "mesmo que seja uma reforma para melhorar as instalações de um mercado tradicional e tão famoso em nossa cidade, viemos ouvir e debater com os permissionários evitando  assim que eles sejam prejudicados com esta reforma", esclareceu.

A vereadora Professora Geli Sanches (PT), concluiu que a audiência foi produtiva, pois permitiu os permissionários falarem de seus anseios e dificuldades para o executivo que os ouviu com muita atenção. Segundo ela, existe a verba para as obras, os permissionários querem a reforma, mas estão descontentes com o projeto. “Portanto, que se reúna a proposta do Legislativo com base nesta audiência pública, junto á associação que representa os permissionários e ao executivo para que  possamos chegar ao entendimento comum", sugeriu a vereadora.

O secretário municipal interino de Desenvolvimento Econômico, Gleyson Reis, elogiou a iniciativa da Câmara Municipal, explicou que em nenhum momento o Executivo tomou qualquer decisão sem antes ouvir os permissionários. "Estamos nos reunindo e trabalhando juntos, por meio da associação dos permissionários, para que a reforma do mercado, que precisa ser feita, aconteça conforme o interesse da comunidade e dos permissionários", finalizou.

A audiência pública também contou com a presença dos vereadores Lélio Alvarenga (PSC), Domingos Paula (PV) e Fernando Paiva (PODE); a diretora municipal de Indústria Comércio e Turismo, Eva Cordeiro; a presidente da Associação do Mercado Municipal, Adriana Garcia Mauro; o advogado da associação, Neves Teodoro, e o secretário, João Luiz Duarte.