Asilo São Vicente de Paulo e obras unidas são homenageadas em solenidade, por iniciativa de Lisieux José Borges
Sessão solene realizada na noite de terça-feira (28.set) homenageou com entrega de Moção de Aplauso as “Obras Unidas”, Asilo São Vicente de Paulo, Centro Materno Infantil e Centro Comunitário Infantil Ozanan. A iniciativa foi do vereador Lisieux José Borges (PT), e contou com a presença do ex-vereador José Borges, dos presidentes das instituições, membros, familiares e amigos.
Em seu discurso, o parlamentar ressaltou que a associação não divulga seu trabalho. “A regra é não ser visto, não ver com a mão esquerda o que faz com a direita”, disse Lisieux, citando trecho bíblico do livro de São Mateus. “Mas neste em setembro podemos fazer divulgação, pois é um mês importante para nós, já que celebramos o dia do fundador Frederico Ozanan e também o dia de São Vicente de Paulo. Além do atendimento das instituições, fazemos doações de cestas, construção de casas, reformas, etc. É um trabalho silencioso, mas estamos divulgando neste período para termos mais pessoas para se juntar em nossas obras”, completou o vereador.
Ricardo Bonfim, presidente do Asilo São Vicente de Paulo, afirmou que o trabalho é feito com muito amor, e sem nenhuma divulgação. “Não aparecemos, mas existimos. Vivemos basicamente de doação. Todos que trabalham lá fazem pela misericórdia pelo próximo. Atualmente contamos com 62 internos, pessoas deficiência cognitiva e ou motoras. Nosso maior objetivo é trazer qualidade de vida para os internos. A grande maioria é de abandonados pela família. Atualmente também atendemos pessoas de 18 a 59 anos. Este é o momento oportuno para fazermos divulgação do nosso trabalho e contar com a contribuição. É uma das instituições mais antigas de Anápolis, e algumas mudanças foram realizadas nos últimos anos. Quero agradecer o vereador Lisieux por essa homenagem, pois precisamos ser lembrados pela população para que possam contribuir também”, frisou o presidente do asilo.
Osair Rodrigues da Cunha, presidente do Centro Comunitário Frederico Ozanan, contou que a Sociedade de São Vicente de Paulo surgiu com a doação de um terreno pela prefeitura, com objetivo de assistir famílias da região da Igrejinha com vulnerabilidade. “Notamos que as famílias necessitam de um local para amparar os filhos dos moradores com segurança. A creche recebe cerca de 120 crianças, que recebem quatro refeições diárias, tratamento odontológico e também preparação pedagógica para a fase escolar”, afirmou. Cunha reforçou que o Centro Comunitário compre o papel de apoiar as famílias que precisam de acolhida e de uma oportunidade de crescimento profissional, resgatando a autoestima e promoção social.
José Aparecido Siqueira, presidente do Centro Materno Infantil pontuou que essa homenagem se estende a todos que fazem a obra são Vicente de Paulo e suas dimensões. “Atendemos vários tipos de especialidades, com consultas e exames. Somos convencionados pelo SUS, contamos muito com vários benfeitores. Vamos completar 28 anos de atendimento e estamos passamos por ampliação nesses dois últimos anos. Como obra unida da São Vicente de Paula, nossa instituição é voltada para a área de saúde. Passamos por uma reestruturação maravilhosa em termos físicos e também equipamentos. Nosso trabalho não é fácil, e o reconhecimento é muito gratificante, disse”.
Reginaldo Lima Soares, Presidente do Conselho Metropolitano, explicou que a instituição representa todos os confrades consórcio da região de Anápolis e norte de Goiás, chegando até a região de Araguaina, no Tocantins. “Estamos muito felizes em receber essa homenagem, pois sabemos que temos uma parceria com a Câmara Municipal, que nunca deixou de nos apoiar”, declarou.
Para Sancler Lopes de Sousa, Conselho Central de Anápolis, setembro é o mês mais importante para os vicentinos. “No dia 27 de setembro faleceu São Vicente de Paulo e 8 de setembro celebramos a semana de Osanan, que fundou nossas características. Quero lembrar que o Centro Materno Infantil foi iniciativa do ex-vereador José Viera da Silva e do grande político Henrique Santillo. Agradeço ao Lisieux José Borges pela oportunidade de sermos visto”, comentou.
Em nome dos homenageados, o senhor José Borges, vicentino há 45 anos, falou que se sente realizado ao ver quantas obras foram realizadas pelos vicentinos em Anápolis. “Os vicentinos ajudaram e continuam contribuindo com muito incentivo e trabalho dessas pessoas. É uma honra fazer parte desta trajetória, pois mesmo quando fui vereador nunca deixei de trabalhar para os vicentinos. Me sinto lisonjeado quando encontro alguém na rua que me reconhece, e diz que já ajudei sua família. Essa é a grande recompensa. Pai da caridade, São Vicente de Paulo é o exemplo que sigo. Também sinto muito orgulho do Lisieux, que seguiu meu exemplo. Como é bom saber que um filho segue o brilho e a luz da caridade”, finalizou.
Confira a lista de homenageados:
Ana Maria De Paula
Arlindo Martins De Brito
Belarmino Anísio Da Silva
Dina Lúcia Regis Braga E Silva
Divina Do Nascimento Marçal
Egmar De Jesus
Evandro Ferreira Barbosa
Fernando José Dos Santos
Francisco Barbosa De Freitas
Gilzelia De Moraes Arantes Lima
Gildo Arantes Pereira
Ivanildo José Dos Santos
João Batista Filho
Jonas Gonçalves Dos Santos
José Aparecido De Siqueira
José Borges
José Vieira Da Silva
Kenia Eliza Borges Santos
Lilia Ferreira Bezerra Ribeiro
Lúcia Helena Alves
Magda Filomena Ázara Lopes
Manoel Ramos
Maria Aparecida Bernardes
Maria Geralda Caetano
Maristela De Souza
Osair Rodrigues Da Cunha
Pedro Francisco Gomes
Reginaldo Lima Soares
Ricardo Wagner Bonfim De Souza
Ronilda Maria Da Silva
Sancler Lopes De Sousa
Sebastião Paulino De Almeida
Sonilton Dos Santos
Suzete Aparecida Rangel Silva
Vera Lúcia Rodrigues