Aprovados títulos de cidadania anapolina e dois projetos de lei

por marcos — publicado 19/08/2020 12h10, última modificação 19/08/2020 12h08
Aprovados títulos de cidadania anapolina e dois projetos de lei

Sessão desta quarta-feira, 19 de agosto (Foto: Ismael Vieira)

Em primeira e única votação foram aprovados dois projetos de decreto legislativo na sessão desta quarta-feira (19.ago), que concedem títulos de cidadão anapolino ao senhor Benedito Luiz Bernardino e ao deputado federal Vitor Hugo (PSL-GO).

Benedito nasceu em Mogi das Cruzes (SP), é profissional da área de manutenção de equipamentos industriais e vive em Anápolis desde 2010. Vitor Hugo de Araújo Almeida, eleito deputado federal por Goiás em 2018, nasceu em Salvador (BA), é militar e advogado.

Em primeira votação, foi aprovado ainda projeto que acrescenta parágrafo único a uma lei de 2010 que se refere ao Dia do Profissional de Segurança Pública. O texto acrescido diz que os profissionais da área ficam autorizados a participarem dos desfiles cívicos do calendário municipal.

Também foi aprovado o projeto de lei que institui o Dia do Eletricista Padrão em 17 de outubro.

Expediente
No pequeno expediente, discursaram na tribuna os vereadores Pastor Elias (PSD), Teles Júnior (PMN), Lélio Alvarenga (PSC) e Valdete Fernandes (PDT).

No grande expediente, falaram os vereadores João Feitosa (PP), João da Luz (DEM), Professora Geli (PT), Domingos Paula (PV), Wederson Lopes (PSC) e Jakson Charles (PSB).

Moções
Foi entregue Moção de Aplauso ao tenente-coronel Gilbert Alves Rabelo (comandante do 28º BPM), ao 1º tenente Maycon Denner Barros, ao 1º sargento Cléber Inácio Ferreira, ao 2º sargento Orley Rodrigues dos Santos, aos soldados Evandro Rodrigues dos Santos Júnior, Leone da Costa Lima e Lyon Adriano Dornelis da Silva, e ao cabo Thiago Nogueira Pinto.

A homenagem é feita por uma ocorrência de 10 de agosto último, na rodovia BR-153, que prendeu dois homens em um veículo com três motocicletas furtadas em Anápolis. A propositura frisa a agilidade dos policiais a partir de denúncia feita pela comunidade.

Também foi entregue Moção de Aplauso ao cabo Patrick Leonardo Gomes, que impediu uma senhora de cometer suicídio em junho de 2019.

Requerimentos
Além de projetos, a ordem do dia também reserva espaço para discussão e votação de requerimentos, um instrumento importante para que o vereador indique ao Executivo municipal, ou outro órgão público das diferentes esferas de poder, a necessidade da realização de algum serviço.

No Regimento Interno, requerimento é a proposição em que o vereador sugere medidas de interesse público ou se manifesta sobre qualquer assunto da vida comunitária, no seu aspecto econômico, social, político e das atividades internas da Câmara.

Na sessão desta quarta-feira, o plenário aprovou, por exemplo, a solicitação de estudos técnicos para o patrolamento e cascalhamento na Rua Anápolis, no Parque Calixtópolis. Também foi aprovado requerimento que pede à CMTT a instalação de semáforo no cruzamento da Rua Barão de Cotegipe com a Rua Quintino Bocaiúva.

Outro pedido, aprovado via requerimento, trata-se da desobstrução de boca de lobo também na Rua Quintino Bocaiúva, esquina com a Rua Barão de Cotegipe.

registrado em: