Aprovado em plenário projeto de Alfredo Landim que institui Dia Municipal da Folia de Reis
Na sessão ordinária desta segunda-feira (18.mai) os vereadores aprovaram, por unanimidade dos presentes, projeto de lei de autoria do vereador Alfredo Landim (PT), que institui no calendário do município o dia 6 de janeiro como o “Dia Municipal da Folia de Reis”. Também declara a Folia de Reis como patrimônio imaterial, histórico e cultural de Anápolis.
Landim lembrou que, em 5 de março de 2020, promoveu sessão especial para homenagear os grupos de folia de Anápolis. “Mais de cem pessoas compareceram. Percebi o quando a Folia de Reis é importante para a fé e a cultura dos anapolinos. Por isso apresentei agora este projeto, que cria o dia da Folia de Reis e a torna patrimônio da nossa cidade”, lembrou o vereador.
A Unesco, segundo Alfredo Landim, define como Patrimônio Cultural Imaterial “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhe são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”.
O vereador revelou ainda que o reconhecimento defendido em seu projeto é de grande importância “pois a preservação da nossa história nessas manifestações culturais, representação das formas e expressão do tradicionalismo local, impõe o registro das Folias de Reis como patrimônio histórico imaterial, para com isso mantermos nossas raízes e tradições”.
(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação)