Aprovado em plenário projeto de Alfredo Landim que institui Dia Municipal da Folia de Reis

por orisvaldo — publicado 18/05/2020 18h09, última modificação 18/05/2020 18h09
Aprovado em plenário projeto de Alfredo Landim que institui Dia Municipal da Folia de Reis

Aprovado em plenário projeto de Alfredo Landim que institui Dia Municipal da Folia de Reis

Na sessão ordinária desta segunda-feira (18.mai) os vereadores aprovaram, por unanimidade dos presentes, projeto de lei de autoria do vereador Alfredo Landim (PT), que institui no calendário do município o dia 6 de janeiro como o “Dia Municipal da Folia de Reis”. Também declara a Folia de Reis como patrimônio imaterial, histórico e cultural de Anápolis.

Landim lembrou que, em 5 de março de 2020, promoveu sessão especial para homenagear os grupos de folia de Anápolis. “Mais de cem pessoas compareceram. Percebi o quando a Folia de Reis é importante para a fé e a cultura dos anapolinos. Por isso apresentei agora este projeto, que cria o dia da Folia de Reis e a torna patrimônio da nossa cidade”, lembrou o vereador.

A Unesco, segundo Alfredo Landim, define como Patrimônio Cultural Imaterial “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhe são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”.

O vereador revelou ainda que o reconhecimento defendido em seu projeto é de grande importância “pois a preservação da nossa história nessas manifestações culturais, representação das formas e expressão do tradicionalismo local, impõe o registro das Folias de Reis como patrimônio histórico imaterial, para com isso mantermos nossas raízes e tradições”.  

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação)

registrado em: