Após anos de espera, moradores do Calixtolândia comemoram construção da Escola Salvador Santos

por Rubens Júnior — publicado 12/04/2018 11h48, última modificação 12/04/2018 11h48

Os vereadores Valdete Fernandes (PDT), Lisieux Borges (PT), Domingos Paula (PV) e Deusmar Japão (PSL) ao lado do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, Secretário de Estado da Educação, Marcos das Neves, secretário municipal de educação, Alex Martins e da Coordenadora Regional de educação, Sonja Maria Lacerda, além de professores e alunos da escola, prestigiaram a assinatura de cessão de uso de área pública da Prefeitura para o Estado, para a construção do novo prédio da Escola Salvador Santos.

Valdete Fernandes, que foi presidente da associação de moradores da região do Calixtolândia, há anos luta pela construção da escola, que ficou sem sede por causa da depredação feita por vândalos. Segundo o vereador os alunos percorriam um logo caminho para estudar em outros bairros distantes. “É uma vitória para a comunidade muito sofredora dessa região, que espera ansiosa por essa construção”.

Também presente na ocasião, o vereador Lisieux Borges relembrou sua luta ainda como engenheiro da Secretaria Estadual de Educação, para que a Escola Salvador Santos pudesse ser construída. O vereador aproveitou para anunciar que, em breve, será informada a construção de outra unidade escolar no Bairro Industrial Munir Calixto, cuja área foi doada quando de sua atuação como prefeito, “Mais uma conquista para os moradores daquela região. Falei neste instante com o engenheiro da secretaria de educação, que me informou da conclusão da licitação da obra, e que no segundo semestre já se dará o início da construção daquela unidade” comemorou o vereador.

O prefeito Roberto Naves afirmou que há sete meses mantem conversa com o vereador, a procuradoria e o estado para que conseguisse a cessão do terreno público do município, para a construção da escola estadual Salvador Santos. “Hoje estamos comemorando um grande evento para toda a comunidade Anapolina, que é a parceria entre o município e o estado para a construção desta importante unidade escolar” frisou.

O secretário de estado da Educação, Marcos das Neves, informou que o processo de licitação já está em fase de conclusão, logo se dará o início da obra no valor de 1,8 milhões de reais. A expectativa do governo é que a obra seja entregue no próximo ano. “Escola é a maior obra que um estado pode construir”, completou Marcos Neves.

Sonja Maria Lacerda, coordenadora regional de educação, afirmou que a planta da obra já está pronta, constando de salas amplas com ar condicionado, quadras poliesportivas entre outras novidades constantes do padrão SEDUCE. A coordenadora ressaltou que a unidade será capaz de atender toda a demanda da região, com capacidade para mil alunos.

A Escola Salvador Santos, cujos alunos estiveram por anos alocados em um espaço cedido por uma igreja da região, será construída com o padrão SEDUCE de qualidade, em uma área de 5.566 m2, com quadras poliesportivas, salas de aula climatizadas e espaço específico para professores.