ANTT libera obra essencial para conclusão de rede de esgoto em 20 bairros de Anápolis, diz Pastor Elias

por marcos — publicado 09/03/2020 15h25, última modificação 09/03/2020 15h25
ANTT libera obra essencial para conclusão de rede de esgoto em 20 bairros de Anápolis, diz Pastor Elias

Vereador Pastor Elias Ferreira, do PSDB (Foto: Ismael Vieira)

O vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB) apresentou na tribuna, na sessão desta segunda-feira (9.mar), os resultados para Anápolis de reunião realizada na semana passada na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília.

Segundo ele, o superintendente do órgão federal, Marcelo Alcides dos Santos, apresentou minuta de portaria que será publicada no Diário Oficial da União, determinando que a concessionária Triunfo Concebra autorize a Saneago a passar uma tubulação não destrutiva no km 91 da BR-060, perímetro urbano de Anápolis, resolvendo uma das principais pendências para que as obras de esgotamento sanitário em 20 bairros da região leste sejam finalmente concluídas.

Pastor Elias já cobrou a Saneago reiteradas vezes para que esse serviço, iniciado em outubro de 2015, finalmente seja entregue à população. Tanto a estatal quanto a empresa contratada para executar o projeto alegam que precisam passar a tubulação por baixo da rodovia para finalizar a ligação da rede. Mas até então, não havia autorização federal para esse procedimento.

O vereador prometeu nova Moção de Apelo, que será direcionada ao superintendente da ANTT, para que a portaria seja publicada o quanto antes, já que a população desses bairros anapolinos já não aguenta mais esperar pelo fim das obras. Ele chamou a atenção para a necessidade de a Saneago e a empreiteira contratada serem ágeis na passagem da tubulação, já que terão somente 60 dias para concluírem o serviço assim que a autorização for publicada.

Outro assunto tratado em Brasília diz respeito a acessos fechados pela Triunfo Concebra ao longo do perímetro urbano da BR-060, prejudicando moradores que vivem em bairros à margens da rodovia e também empresas instaladas nessas localidades.

“A preocupação é muito justa. A Triunfo Concebra está fechando entradas e saídas. Só para comércio, o Atacadista Pérola, o prejuízo é enorme, já que são 150 carretas por dia que precisam acessar o estabelecimento. Eles querem que esses caminhões entrem na marginal que dá acesso ao Pérola via trevo do viaduto Ayrton Senna, no Bairro de Lourdes”, explicou Pastor Elias.

O vereador ressaltou que esteve na ANTT representando a Câmara Municipal de Anápolis através de pedido do presidente Leandro Ribeiro (PTB), que foi quem agendou a reunião em Brasília.

Participaram da reunião o chefe de gabinete da presidência da Câmara, Francisco Xavier Nunes, deputado federal Adriano do Baldy (PP), o representante da Associação de Motéis e Hotéis de Anápolis, Hélio Machado, o engenheiro de tráfego da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) Igor Siqueira, além de diretores da do Atacadista Pérola.