Andreia Rezende ressalta ações de seu mandato que abrangem a pauta da maternidade
A vereadora Andreia Rezende (Avante) usou a tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (7.mai), para relacionar as ações de seu mandato na pauta da maternidade, em alusão à celebração do Mês das Mães. Lembrou que, no ano passado, com apoio dos demais vereadores, aprovou o projeto Maio Furta Cor, que valoriza a saúde mental materna.
Andreia Rezende explicou que quando passa por essa circunstância a mulher passa por variações de humor e esse aspecto precisa ser trabalhado com políticas públicas permanentes. “Hoje avançamos junto às maternidades, para que estabeleçam essa política pública”, disse.
Uma indicação sua, lembra a vereadora, buscou criar um grupo de apoio psicológico aos pais que perderam filhos, “esse é um trauma significativo na vida dos pais, que precisa ser tratado como saúde pública”.
Outra ação é a política contra a violência obstétrica. Segundo ela, em pelo menos 35% dos partos na rede particular e 45% na rede pública, mulheres sofreram violência obstétrica. Andreia Rezende ressalta que “há mulheres que nem sabem o que é violência obstétrica, o ambiente hospitalar ainda é fechado sobre isso, que ainda é um tabu”.
E, por fim, a vereadora do Avante citou ação de seu mandato que incentiva as mulheres empreendedoras, aquelas que perdem empregos formais e começam a empreender. Seu projeto, lembra, valoriza a mulher. E disse que, durante o mês, vai fazer diálogo com mães inspiradoras, “para saber como a maternidade impacta seu mundo, pois a maternidade é um ato revolucionário e político”.
(Foto – Ismael Vieira)