Andreia Rezende informa que, após projeto de sua autoria, caiu 30% golpes de empréstimos contra idosos aposentados e pensionistas
Andreia Rezende informa que, após projeto de sua autoria, caiu 30% golpes de empréstimos contra idosos aposentados e pensionistas
No contexto do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, a vereadora Andreia Rezende (Avante), na tribuna, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (17.jun) reconheceu a atuação da rede de amparo à pessoa idosa que atua em Anápolis e comentou sobre projetos de sua iniciativa que tratam dessa temática.
Segundo ela, os levantamentos oficiais revelam que, a cada dia, aumentam os casos de violência contra a pessoa idosa, seja física, psicológica e patrimonial. “Esse é um assunto que temos que enfrentar com seriedade”, disse.
Andreia Rezende citou lei de sua autoria, aprovada pela Câmara e sancionada pelo Executivo, que, segundo ela, alcançou números positivos concretos. Trata-se da lei que proíbe ofertas de empréstimos e financiamentos por meios telefônicos e telemáticos, a aposentados e pensionistas.
A vereadora do Avante lembrou que muitos empréstimos oferecidos nessas condições eram feitos de forma fraudulenta, “o aposentado não queria contratar, mas mesmo assim era oferecido, e depois usavam prints para dizer que haviam contratado, a dívida ficava enorme”.
Com a lei de sua autoria, disse Andreia Rezende, foi realizado trabalho de conscientização junto a gerentes de bancos e o Procon. E, agora, obteve a informação de que foram reduzidos em 30% os casos de fraudes contra aposentados e pensionistas. “Se ajudássemos apernas um aposentado, já valeria a pena o trabalho, isso quer dizer que estamos no caminho certo na criação de políticas públicas para idosos”, revelou.
Andreia Rezende citou duas entidades que atuam junto aos idosos: Associação Beneficente Irmãs Dorcas e a Associação Mãos e Sonhos Rosa Teixeira (que trabalha com a alfabetização de idosos). Segundo ela, entidades que conscientizam idosos sobre seus direitos e os apoiam em momentos de vulnerabilidade.
(Foto – Ismael Vieira)