Andreia Rezende explica importância da Comenda Vereadora Francisca Miguel
A honraria foi criada a partir de uma iniciativa de Andreia, materializada através de um projeto de decreto legislativo da Mesa Diretora. “O objetivo é homenagear mulheres que prestam relevantes serviços em prol das anapolinas”, afirmou.
A vereadora citou que pouco mais da metade da população é formada por mulheres, mas ainda é comum casos de violência contra elas, além de cerceamento de direitos.
Andreia disse que cada vereador e também a Mesa Diretoria puderam indicar mulheres para receber a comenda, garantindo uma diversidade de segmentos representados na lista de agraciadas.
A vereadora explicou por que a comenda recebe o nome de Francisca Miguel, personalidade de referência em Anápolis, responsável por encabeçar mudanças significativas na sociedade.
Francisca liderou grêmio literário, fundou escola de datilografia, representou a Cruz Vermelha na cidade e ajudou a criar a Escola Técnica de Comércio no município.
Em 1947, Francisca Miguel foi eleita a primeira vereadora de Anápolis. Entre os projetos de sua autoria, esteve um que criou o Ginásio Municipal, dando origem ao Colégio Antesina Santana.