Andreia Rezende destaca 15 anos da Lei Maria da Penha e anuncia ações do Agosto Lilás
Segundo ela, as vereadoras estarão nas ruas, panfletando, passando a mensagem de conscientização sobre a violência doméstica. “Que homens e mulheres possam propagar o Agosto Lilás. A redução do problema passa por leis mais duras, que estamos tentando fazer, mas passa pela conscientização. Os formadores de opinião ajudam muito quando se engajam na campanha”, conclamou Andreia.
A vereadora ressaltou que no último sábado (7.ago) a Lei Maria da Penha completou 15 anos de vigência. “Criada para enfrentar atos de violência física, sexual, psicológica, patrimonial ou moral contra a mulher, a norma é considerada uma das três mais avançadas do mundo pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher”, discursou.
Ela frisou ainda que a Lei Maria da Penha é uma das mais conhecidas no Brasil e alguns desavisados ainda questionam porque não existe uma lei ‘João da Penha’. “Essa mulher, Maria da Penha, foi agredida por longos anos, levou tiro pelas costas e por isso ficou na cadeira de rodas. Mesmo assim o companheiro tentou eletrocutá-la. Não existe relato de violência ao contrário [de mulher para homem]. É por isso que falamos tanto sobre essa lei e a violência contra a mulher”, afirmou Andreia.
Com o Agosto Lilás, prosseguiu a vereadora, é importante que as pessoas comecem a refletir ainda mais sobre a violência doméstica. “Por isso convido a todos legisladores e a sociedade civil a participarem dessa campanha de conscientização”, reforçou a vereadora.