Andreia Rezende cria projeto para doação de aparelhos de pressão arterial a hipertensos
A vereadora Andreia Rezende (Avante) explicou na tribuna, na sessão desta quarta-feira (17.abr), o objetivo de projeto de lei de sua autoria, que propõe a criação de uma política pública para fornecer medidores de pressão arterial a hipertensos de baixa renda em Anápolis.
A vereadora ressaltou que a hipertensão arterial é a doença que mais acomete o brasileiro, com aumento considerável nos últimos anos, o que demonstra que se trata de fato de um problema de saúde pública. Para os mais idosos, a enfermidade triplica o risco de morte.
Andreia chamou a atenção para casos de hipertensos de baixa renda, que não tem condições de comprar um medidor de pressão. “Sobretudo os idosos acabam caminhando até um postinho de saúde quando sentem algo, o que já altera a pressão, ou vão em uma farmácia, que cobram pela aferição”.
Segundo ela, com o seu projeto de lei fica garantida a doação do equipamento para um grupo de pessoas. A vereadora informou que quanto aos custos para os cofres públicos, já havia identificado a rubrica que destina valor significativo para controle da pressão arterial. Além disso, ela conseguiu junto ao deputado Amilton Filho (MDB) uma emenda de R$ 200 mil para o projeto na cidade.
“Portanto, o projeto é importante, de saúde pública, a rubrica no orçamento está identificada e existe uma emenda parlamentar para subsidia-lo. Com isso, podemos ter segurança que há condições para que o Executivo possa colocá-lo em prática”, completou Andreia.