Alunos do 5º ano da Escola Atrium participam da Escola do Legislativo

por fernanda — publicado 03/05/2017 11h10, última modificação 03/05/2017 15h59
Alunos do 5º ano da Escola Atrium participam da Escola do Legislativo

Alunos do 5º ano da Escola Atrium participam da Escola do Legislativo

Na manhã desta quarta-feira (03.mai) foi realizada uma nova edição do Projeto “Escola do Legislativo”. Desta vez, alunos do 5º ano da Escola Atrium participaram da iniciativa que tem como principal objetivo apresentar o trabalho que os vereadores desenvolvem na Câmara Municipal.

Os alunos foram recepcionados pela vereadora professora Geli Sanches (PT). Com uso de slides, a vereadora apresentou todos os departamentos da Casa e explicou como é a apresentação, tramitação e aprovação das leis municipais no Legislativo.

"Ficamos felizes em ver como o projeto (Escola do Legislativo) deu certo. Somos frequentemente procurados pelas escolas com interesse em conhecer a iniciativa”, destacou a vereadora.

No total, 32 alunos da Escola Atrium participaram da atividade que aconteceu no Plenário da Casa. As crianças estavam acompanhadas da professora da turma, Cláudia Gontijo e da secretária da unidade escolar, Shirley Santana.

“Faz parte da grade curricular dos alunos do 5º ano o estudo sobre os poderes constituídos dos municípios desde a Proclamação da República. Também estamos ensinando sobre o funcionamento do Executivo, Legislativo e Judiciário. Então hoje eles vieram conhecer a Câmara Municipal para aprender como é o trabalho nesta Casa de Leis”, comentou a professora Cláudia.

O aluno Guilherme Nascimento disse que essa foi a primeira vez que esteve na Câmara Municipal. “Achei interessante conhecer o que os vereadores fazem para a cidade. É um trabalho importante para a população”, destacou Guilherme.

Já a estudante Ana Luiza Barbaresco destacou que, mesmo antes de participar da Escola do Legislativo, ela já conhecia alguns vereadores. “Tem o Lélio e o Jakson, eles são amigos da minha família. E agora, depois desta aula, conheci a professora Geli e por último o vereador Maurão”, concluiu.

Vespertino

No período da tarde, a visita foi dos alunos do 5º ano B, que estavam acompanhando da professora Ivana Soares Abadia.

Os 17 estudantes do vespertino também foram recebidos pela vereadora Professora Geli Sanches, que explicou o funcionamento do Poder Legislativo e tirou as principais dúvidas dos estudantes.

A aluna Gabriela de Oliveira Lobo, de 10 anos, disse que a visita foi muito satisfatória. “Aprendi como funciona a Mesa Diretora, sobre o trabalho dos vereadores. Valeu muito pena, pois tirei algumas dúvidas, como o motivo de obras paradas no município”, comentou.

Para Luma Raphaella Carvalho Cabral, de 11 anos, a visita foi muito válida, já que conseguir realizar diversas perguntas para a parlamentar. “Pude esclarecer sobre a Reforma da Previdência, pois queria muito saber sobre isso, pois quero trabalhar futuramente e sei que isso pode me prejudicar também. Eu não tinha conhecimento nenhum sobre o Poder Legislativo e acredito que hoje complementa muito o que eu estou estudando na escola”, concluiu.