Alunos do 3º ano da Escola Estadual Osvaldo Francisco da Silva visitam a Câmara Municipal

por fernanda — publicado 04/04/2018 09h55, última modificação 04/04/2018 09h56
Alunos do 3º ano da Escola Estadual Osvaldo Francisco da Silva visitam a Câmara Municipal

Alunos do 3º ano do Colégio Estadual Osvaldo Francisco da Silva participam da Escola do Legislativo

Na manhã desta quarta-feira (4.abr) foi realizada mais uma edição do Projeto Escola do Legislativo. Desta vez alunos do 3º ano da Escola Estadual Osvaldo Francisco da Silva, localizada no Bairro Itamaraty, participaram da iniciativa e foram recebidos pela vereadora Professora Geli Sanches (PT).

Geli Sanches explicou aos alunos como funciona o Projeto Escola do Legislativo. “Assim como vocês tem as aulas na escola, nós também temos estudos para os servidores e vereadores. Quando os servidores participam da iniciativa são ministrados cursos de aperfeiçoamento para o bom funcionamento da nossa Casa”, comentou.

A professora mostrou aos alunos que os municípios possuem três poderes independentes, Executivo, Legislativo e Judiciário. Nesse contexto, a vereadora do PT detalhou a atribuição de cada um deles para a organização das cidades. “Aqui na Câmara, por exemplo, os vereadores apresentam leis, votam projetos do Executivo e fiscalizam também as ações do prefeito”, detalhou.

Os estudantes receberam uma cartilha explicativa detalhando toda estrutura organizacional do Legislativo. Em seguida Geli Sanches apresentou cada um dos 23 vereadores da Câmara Municipal. A professora também falou sobre como os políticos são eleitos e a importância do voto consciente. “A partir dos 16 anos o cidadão pode votar, já a partir dos 18, essa ação é obrigatória”.

Geli Sanches comentou ainda que os vereadores são os políticos mais próximos do povo, e que os assuntos mais importantes da cidade são debatidos nos plenários durante as sessões ordinárias, audiências públicas, sessões solenes com a participação dos parlamentares.

Após a apresentação da vereadora, os alunos puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o trabalho realizado na Câmara. Os estudantes estiveram no plenário acompanhados dos professores Wallace Silva e Havyla Nogueira. Ao final da visita os educadores receberam um certificado de Honra ao Mérito por terem participado do Projeto Escola do Lesgilativo