Alunos da escola Crescer participam do projeto Escola do Legislativo

por geovana — publicado 13/02/2017 16h30, última modificação 13/02/2017 16h30
Alunos da escola Crescer participam do projeto Escola do Legislativo

Alunos da escola Crescer participam do projeto Escola do Legislativo

Na tarde desta segunda-feira (13.fev.2017), os alunos da escola Crescer visitaram a Câmara Municipal para conhecer o funcionamento do Poder Legislativo Anapolino.

O vereador Luiz Lacerda e a vereadora Professora Geli Sanches, ambos do PT, receberam os alunos, e explicaram sobre a estrutura dos gabinetes, as normas utilizadas, as funções dos vereadores, os trabalhos dos parlamentares, e sobre a criação de Leis Municipais.

O projeto “Escola do Legislativo” foi criado em 2013, durante a presidência do vereador Luiz Lacerda. Foi o parlamentar quem convidou os alunos para a visita. “É muito importante para as crianças acompanharem as normas e leis que todos os cidadãos devem obedecer”, disse.

A vereadora Professora Geli, que atualmente dirige o projeto Escola do Legislativo, explicou que os vereadores representam a voz do povo. “A Câmara Municipal não é a Casa dos vereadores, e sim, da população de Anápolis. É interessante observar como os alunos estão antenados à situação política do nosso país, com definições que eles trazem de maneira simples e ao mesmo tempo muito claras”, declarou.

O presidente Amilton Filho (SD) agradeceu a presença de todos e incentivou as crianças para continuar estudando. “Vocês estarão aqui neste Plenário futuramente, representando a população”, disse.

Setenta e uma crianças do quarto ano, entre nove e dez anos, participaram da visita. A professora de história Gislene de Jesus Sabino, que acompanhou as crianças no encontro, contou que estão trabalhando as áreas rural e urbana do município. “Falamos sobre as funções do prefeito e dos vereadores, e a função dos vereadores chama muito a atenção das crianças. Decidimos trazer os alunos para ter uma aula dinâmica, e ajudar a transforma-los em cidadãos conscientes”, explicou.

As crianças puderam esclarecer suas dúvidas através de perguntas para os parlamentares. No final do encontro, a Escola Crescer recebeu um certificado de Honra ao Mérito pela participação no projeto Escola Legislativo.

O estudante João Victor Moura Vidal contou pretende ser vereador quando crescer. “Pude esclarecer muitas dúvidas hoje e decidi que serei vereador”, disse.

A aluna Sofia Campos Melo falou que o encontro foi muito produtivo. “Aprendi muita coisa, entre elas, que a casa dos vereadores é onde fazem as leis para a população”, afirmou.

registrado em: