Alunos da Escola Betesda Primavera visitam Câmara Municipal

por marcos — publicado 18/09/2019 10h01, última modificação 18/09/2019 10h01
Alunos da Escola Betesda Primavera visitam Câmara Municipal

Professora Geli, Leandro Ribeiro e os alunos da Escola Betesda Primavera (Foto: Ismael Vieira)

Alunos do 6º ano da Escola Betesda Primavera, do Jardim Primavera 2ª Etapa, estiveram na Câmara Municipal de Anápolis nesta quarta-feira (18.set), para aprender como funciona o Poder Legislativo, além de acompanhar o andamento da sessão ordinária.

Eles estavam acompanhados pela diretora Sandra Regina Marques Tavares e pelo professor Nilton Camargo de Oliveira.

A diretora do projeto Escola do Legislativo, vereadora Professora Geli Sanches (PT), falou sobre o rito de uma sessão ordinária, a função da mesa diretora na condução dos trabalhos e o papel dos vereadores na busca de melhorias para a cidade.

Alunos fizeram perguntas. Ana Beatriz, 11 anos, quis saber como é definido o orçamento da Câmara. A vereadora Professora Geli explicou que o recurso repassado pelo Executivo, denominado duodécimo, é um percentual dos impostos arrecadados pelos cofres públicos.

A diretora Sandra Regina ressaltou a importância da visita dos estudantes como forma de esclarecer o papel da política na sociedade, dando noções de cidadania ainda na infância. “São assuntos que abordamos na sala de aula e hoje observamos na prática”, completou.

O professor Nilton argumentou sobre a participação da população no dia a dia dos parlamentares. A vereadora falou dos canais de comunicação da Câmara, com transmissão ao vivo na rádio, televisão e internet, além de redes sociais e reportagens.

“Acho importante trazer os alunos aqui visando fortalecer a democracia participativa. Tão importante quanto o voto é o acompanhamento da vida parlamentar de cada eleito durante os quatro anos – é assim que serão levadas melhorias à sociedade”, disse Professora Geli.

O presidente Leandro Ribeiro (PTB) fez uma saudação aos estudantes e agradeceu a presença deles na Câmara Municipal. “É um prazer recebê-los. É bom conhecer o funcionamento dos poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – para entender o caminho para as conquistas da sociedade, como saúde e educação”, ensinou Leandro.